Ponto Final - Trégua em Guarus
16/03/2019 09:00 - Atualizado em 25/03/2019 17:02
Trégua
A área de Guarus, que já chegou a ser comparada com a Síria, alcançou a marca de 16 dias sem mortes violentas, um registro histórico desde que o protocolo de registro de ocorrências atual entrou em vigor, há 20 anos. De acordo com o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia, de Guarus, Pedro Emílio Braga, esse feito é reflexo do trabalho integrado entre a Polícia Civil e a Polícia Militar. Ele destacou que nos 75 dias em que está à frente da DP, a ação conjunta foi reforçada tantos nas ruas quanto nas investigações. Isso resultou na realização de 48 indiciamentos de pessoas envolvidas em mortes violentas e 21 prisões.
Repressão
Outro fator levantado por Pedro Emílio que contribui para inibir os homicídios em Guarus foi a realização de diversas operações que resultaram na prisão de vários chefes do tráfico de drogas na área. Uma das prisões que teve maior repercussão foi o de Francio da Conceição Batista, mais conhecido como Nolita. Ele é apontado chefe do tráfico da comunidade Santa Rosa e foi preso no dia 8 de março de 2018, durante a operação Caixa de Pandora. Atualmente, Nolita está condenado pelos crimes de tortura contra uma jovem que teve a cabeça raspada; e por um homicídio ocorrido em 2009.
Experiência
A característica de trabalho do delegado Pedro Emílio Braga na elucidação de crimes já é conhecida desde sua passagem pela 134ª Delegacia de Polícia (DP), onde atuou como delegado adjunto. No final do ano passado, pouco antes de assumir a 146ª DP, ele foi o responsável pela investigação do sequestro do empresário Cristiano Tinoco e sua esposa. O empenho investigativo resultou na prisão de cinco suspeitos de envolvimento no crime.
Policiamento
A mudança de estratégia nas ações da Polícia Militar também somou para Guarus passar dias pacíficos, segundo o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rodrigo Ibiapina. Ele destacou que aumentou o período de patrulhamento nas áreas mais críticas e, com isso, houve uma redução gradativa dos indicadores. O comandante ainda ressaltou que, até o mês de julho, a corporação irá receber cerca de 40 novas viaturas para reforçar o serviço nas ruas. Ibiapina também informou que até o próximo dia 28, uma cabine blindada, que passa por reforma, deve ser instalada em Guarus.
Passado
Se neste ano os índices de mortes violentas têm apresentado uma redução, não é o mesmo que pode ser dito do ano passado. Afinal, a organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México divulgou levantamento no qual Campos aparece entre as 50 cidades mais violentas do mundo, amargando a 35ª posição. Espera-se que o empenho e determinação das autoridades que atuam na Segurança Pública possam reverter esse quadro.
Tragédia
Mais um atentado estampou os noticiários de todo o mundo ontem. Ataques simultâneos a duas mesquitas na cidade de Christchurch, no sul da Nova Zelândia, deixaram 49 mortos e 48 feridos — 20 em estado grave. Autoridades classificaram o crime como ataque terrorista de extrema direita. Um dos ataques foi transmitido ao vivo nos canais de mídia social, de acordo com as autoridades. Três suspeitos foram presos. Um deles foi acusado de assassinato. Uma quarta pessoa chegou a ser detida, mas foi liberada por não ter ligação com o caso.
Luto
A Prefeitura de São Fidélis decretou luto oficial por três dias em razão da morte do ex-prefeito Josemar Coelho de Azevedo. Médico bastante querido na cidade, Josemar administrou São Fidélis entre 1999 e 2000. Em nota, a Prefeitura destacou que Josemar foi também um exemplo como pai de família e cidadão exemplar no convívio com todos os fidelenses. O sepultamento aconteceu ontem no município.
Charge do dia 16-03-2019
Charge do dia 16-03-2019 / José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS