Ex-aliados trocam rosa pelo verde
Aluysio Abreu Barbosa e Suzy Monteiro 19/03/2019 09:15 - Atualizado em 22/03/2019 17:34
No segundo biênio de seu governo, o prefeito Rafael Diniz (PPS) começa a mudar o perfil de sua gestão, incluindo pessoas com mais experiência política. Como o blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, Abdu Neme (PR) será o novo secretário de Saúde da Prefeitura de Campos. O médico e vereador sairá da Câmara não só para assumir a secretaria, como também a Fundação Municipal de Saúde. Sua nomeação será publicada nesta quinta (21), como afirma o blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa. O vereador já foi muito ligado politicamente a Anthony Garotinho (sem partido). Foi ele o médico que assistiu pessoalmente o ex-governador em sua greve de fome em 2006, quando Garotinho ainda sonhava em ser presidente da República. Porém, o vereador não será o único ex-garotista a migrar ao governo Rafael. Outros nomes rosáceos têm conversados com membros do staff de Diniz, como o, até então, fiel escudeiro Edson Batista.
Com a informação da nomeação de Abdu Neme para uma das pastas mais sensíveis do governo, começaram as especulações de outras mudanças, incluindo nomes que fizeram parte do governo Rosinha Garotinho (Patri), antecessora de Rafael Diniz.
Um dos nomes é o médico Paulo Hirano (PR), que chegou ser cotado para vice na primeira disputa de Rosinha para a Prefeitura de Campos. Por questões partidárias, o vice acabou sendo Dr. Chicão Oliveira. Mesmo assim, Hirano não perdeu o prestígio. Foi secretário de Saúde e elegeu-se vereador no mandato seguinte, quando atuou como líder do governo Rosinha na Câmara de Campos. Agora, Hirano estaria conversando com Abdu Neme. Nas rodas de especulações, ele surge como subsecretário ou, o mais provável, diretor de projetos.
Outro que tem conversado, mas com Marcão Gomes (PR), que deixou a Câmara para assumir a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, é Edson Batista (PTB)O resultado foi aproximação política, com o governo de quem lhe fazia oposição até 2016.
Também está para ser nomeado nos próximos dias o empresário Marco Soares. Após já ter sido secretário de Defesa Civil e subsecretário de Assistência Social no governo Rosinha, ele agora irá para a subsecretaria de Governo de Rafael.
Namoro entre adversários:
— O médico e vereador Abdu Neme deixa a Câmara para assumir a Saúde, acumulando com a Fundação Municipal de Saúde. Politicamente ligado ao ex-governador, foi seu médico particular durante anos e o assistiu pessoalmente o ex-governador em sua greve de fome em 2006, quando tentava ser candidato a presidente da República. Ele rompeu com o grupo pouco antes do primeiro mandato de Rosinha, em 2008, mas voltou em 2012 e compôe a base governista;
— Também médico, o ex-vereador Paulo Hirano tem conversado com Abdu Neme. Além de colegas de profissão, ambos foram vereadores juntos entre 2012 e 2016 e faziam parte da bancada de apoio ao governo rosáceo. Na primeira campanha de Rosinha para a Prefeitura de Campos, em 2008, Hirano chegou a ser cotado para ser seu vice. Por questões partidárias não pode ser, cabendo o cargo a Dr. Chicão. Mesmo assim, Hirano participou dos atos de campanha e foi secretário de Saúde;
— Edson Batista, tido como fiel escudeiro de Anthony Garotinho, ao qual chamava de “comandante”, segundo conversa interceptada pela Polícia Federal, conversou com Marcão Gomes. Batista foi presidente da Câmara entre 2012 e 2016, quando Marcão era um dos quatro vereadores de oposição. Os embates entre os dois e, também, entre Edson e o hoje prefeito Rafael Diniz eram intensos. Edson conversou com Marcão, agora secretário de Desenvolvimento Humano do governo Rafael.
— O empresário Marco Soares foi secretário de Defesa Civil e o subsecretário de Família e Assistência Social no governo Rosinha Garotinho, com o qual rompeu em 2011 por desavenças com Garotinho. Chegou a ir a uma rádio onde estava o ex-governador para cobrar explicações sobre o fato de o marido da então prefeita estar fazendo críticas sobre sua atuação no governo. Agora está cotado para a subsecretaria de Governo, que tem como secretário Alexandre Bastos.
Folha da Manhã
Garotinho critica aproximação com Rafael
Há cerca de um mês, o ex-governador Anthony Garotinho vinha fazendo postagens sobre traição de amigos. Nessa segunda-feira, ao que parece, revelou o alvo de suas críticas, um dos mais fiéis escudeiros: Edson Batista, ex-presidente da Câmara, e o ex-líder do governo Paulo Hirano.
Garotinho aparenta não estar nada satisfeito com a aproximação de seu ex-“comandado” e o governo do prefeito Rafael Diniz, que venceu seu grupo político em 2016 já no primeiro turno.
Segundo Garotinho, o “governo que se diza (sic) verde vai ficando rosa. Ex-secretários, ex-diretores, ex-administradores de bairro, de postos de saúde, de hospitais e por aí vai, além dos vereadores que mudaram de cor da noite para o dia”.
E acrescentou: “Vamos ver a cara de um ex-líder de governo chamado de incompetente e despreparado, agora servindo a quem lhe desqualificou! Vai ser engraçado ver o ex-presidente da Câmara da era rosa ser comandado pelo ex-presidente da Câmara da era verde, quando os dois fizeram pesadas críticas um ao outro”, fazendo referência aos dois ex-aliados.
Garotinho terminou a postagem: “Vida que segue, na casa de certas pessoas o espelho deve estar quebrado, ou o estoque de óleo de peroba esgotou, falta pouco, muito pouco, para voltarem a sentir o vento gostoso, que a curva da vida e do rio Paraíba levam a Lapa, talvez dessa vez, encontrem a porta fechada”.
PTB definirá rumos da legenda esta semana
A disputa em torno da presidência local do PTB também envolve o ex-presidente da Câmara de Campos, Dr. Edson Batista, que responde pelo comitê local do partido até 13 de abril. Há alguns dias, começaram as especulações sobre quem estaria no comando da legenda em Campos.
De acordo com Edson, há muito “boato” sobre o assunto: “Nosso diretório provisório está no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), é só consultar, até 13 de abril. Houve muito boato aí. Não quis polemizar com gente se auto intitulando presidente. O diretório, agora, não existe mais comissão provisória. A legislação não permite mais. Tem que haver eleições. O PTB tem legitimidade. Tem dois vereadores na Câmara e um ex-presidente da Câmara com cinco mandatos. Legalmente sou presidente até 13 de abril”.
Segundo ele, nos próximos dias haverá uma reunião com os vereadores do partido — Luiz Alberto Neném e Dr. Ivan —, além da militância para recompor o PTB e avaliar a possível data da eleição: “É um partido que tem uma história e com importância política no cenário nacional”, destaca.
Questionado sobre uma aproximação com o prefeito Rafael Diniz — os dois vereadores do partido compõem a base governista —, Dr. Edson, até então fiel escudeiro do ex-governador Anthony Garotinho, confirmou: “Estamos conversando”.
No domingo, a ex-deputada federal Cristiane Brasil, secretária geral do partido no estado e filha do presidente nacional, Roberto Jefferson usou as redes sociais, para comentar a disputa de poder em torno do PTB de Campos. Segundo ela, o presidente provisório do diretório municipal do partido continua sendo Edson Batista.
Mas Cristiane Brasil não economizou elogios a Heloísa Landin, superintendente de Envelhecimento Saudável e Ativo, cotada para assumir o partido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS