Cinearte da Villa tem início nesta sexta-feira
Celso Cordeiro Filho 21/03/2019 18:49 - Atualizado em 25/03/2019 17:16
Villa Maria
Villa Maria / Folha da Manhã
Nesta sexta-feira (22), acontecerá a primeira edição, das 18h às 23h, do Cinearte da Villa. A partir de agora, toda terceira sexta-feira do mês, haverá audições coletivas, exibição de um filme e debate, na Casa de Cultura Villa Maria, cuja proposta é inovar com outras atividades culturais, relacionadas ao tema proposto. Para inauguração do projeto, a temática é “Mulheres” com a exibição do filme “Os Renegados”, da cineasta francesa Agnès Varda. Em seguida haverá uma mesa redonda com a participação da socióloga e professora da Uenf, Luciane Silva, e a pesquisadora Victória Tupini.
No sábado (23), haverá estreia do Som de Sábado, projeto que vai movimentar as tardes no Parque Alberto Sampaio, no Centro da cidade. A primeira edição chega especial com dois shows de forró pé de serra: Forró DiDoido e Trio Lamparão, que vão trazer de Dominguinhos a músicas autorais. O Som de Sábado faz parte das iniciativas da Prefeitura de ocupação dos espaços públicos da cidade com a arte campista. Todo terceiro sábado de cada mês, tocarão músicos locais dos gêneros reggae, rap, hip hop e forró. O evento começa às 17h e na dobradinha de forró a primeira apresentação será do Forró DiDoido, composto por Zétorres, vocalista e triângulo, Luizinho França, do acordeão, e Mihudin, na zabumba. Formada em 2005 e com um CD lançado, embora estejam na estrada desde 1998, a banda foca no tradicional pé de serra.
— Preparamos um repertório bem popular, mesclando nomes reconhecidos, tais como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Falamansa, Gilberto Gil, entre outros. Vai ser um show leve e descontraído — conta Zétorres. Logo em seguida, por volta das 19h, começa o som do Trio Lamparão. Luís Felipe Coelho é percussionista da banda criada em 2005 e divide a voz com Michel Gerard, no triângulo, e Thiago Braz, que toca a zabumba. O quarto integrante, antes quase sempre um convidado, é o acordeonista João Victor. O Trio faz mais shows fora da cidade do que em Campos e, por isso, reforça a importância do projeto para divulgar e dar espaço para as bandas e o público que as curtem.
Sábado e domingo (24), há uma vasta programação na Cidade da Criança, desde contação de histórias, passando por aula de pintura até exibição de filmes infantis. As atividades começam pela manhã e se estendem até o início da noite.
Para os que gostam de dançar e movimentar o corpo, amanhã, tem mais uma edição do evento “Dançando na Praça”, em Rio das Ostras. A partir das 17h, é hora de dançar na Praça José Pereira Câmara, no Centro. O evento é aberto a toda população e conta com uma variedade de ritmos, de samba a MPB.
Reinaugurado em dezembro de 2018, o Cinema Municipal, instalado no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, vem garantindo lazer, cultura e entretenimento. Além de estar aberto aos sábados e domingos, com sessões às 16h e 18h, o espaço atende escolas e outros segmentos, por meio de agendamento prévio. A reserva pode ser feita na secretaria do Sobradinho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS