Três alunos detidos após ameaças de ataques a escolas de Campos
Maria Laura Gomes, Catarine Barreto e Verônica Nascimento 21/03/2019 09:50 - Atualizado em 25/03/2019 15:11
Foto - Catarine Barreto
Em menos de 24 horas, três alunos de Campos, sendo um jovem de 18 anos e dois adolescentes de 16 e 14, foram detidos pela polícia, por situações distintas que demonstram ameaças a escolas. Todas elas ocorreram na última quarta-feira (20). Ainda na quarta-feira, um dos menores foi apreendido dentro da sala de aula e autuado por ameaça, depois de postar, em rede social, a vontade de reproduzir a ação dos estudantes da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no Estado de São Paulo, na escola Municipal Professora Olga Linhares Correa, no Calabouço, em Guarus. Já na manhã de quinta, outro menor, aluno do Colégio Estadual Dr. Phillippe Uébe, no Parque São Matheus, foi apreendido depois de postar uma foto em que, na sala de aula, apontava um revólver, calibre 38, na direção de colegas e da professora. Já o jovem, aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ciep Nina Aroeira, na Penha, foi autuado no artigo 5º da Lei do Terrorismo, depois de comentários exaltando os atiradores de Suzano, além de conversa, em rede social, convidando outra pessoa para reproduzir, em Campos, o massacre de Combine, no Estados Unidos, em 1999, onde dois jovens mataram 13 pessoas e em seguida cometeram suicídio. Na casa dos três a polícia apreendeu armas, toucas ninjas e máscaras, além de livros que ensinam a fazer armamentos, entre outros objetos. 
O secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, destacou o trabalho desenvolvido pelo município na promoção do fortalecimento de vínculos entre os alunos, dos alunos com profissionais das escolas e com toda a comunidade. Ele também lamentou o fato e destacou a necessidade de atenção especial ao aluno apreendido dentro das dependências da escola de Guarus. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) esclareceu que foi seguido protocolo estabelecido em reunião com a presença do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Polícia Militar, de atuação imediata em caso de violência nas escolas.
Brand Arenari ainda se manifestou sobre o caso ocorrido nessa quarta. Ele informou que há um conjunto de ações, programas e projetos voltados para o fortalecimento do vínculo dos alunos com o colégio, com outros estudantes e com a comunidade externa.
— A Escola Municipal Professora Olga Linhares Correa recebeu apoio da comunidade, que enviou flores e mensagens de carinho e solidariedade à direção. Mas é importante, também, que a gente não perca a dimensão da solidariedade com esse aluno. Alguém que dá essa mensagem para a sociedade é porque está sofrendo, e ele é nossa responsabilidade também. A turbulência, o turbilhão de ódio que tem assolado nosso país precisa ser respondido com uma corrente de amor — assegurou o secretário.
Foto - Antônio Leudo
Atos terroristas - O entendimento da delegada adjunta da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), Nathália Patrão, de que o aluno do Ciep da Penha realizava atos preparatórios de terrorismo, foi extraído de postagens em rede social nas quais ele fazia apologia ao atentado na escola paulista. O que embasou o flagrante, segundo a delegada, foi a apreensão de conversas por aplicativos em que ele convidava uma interlocutora a repetir, em uma escola de Campos, o atentado da escola Columbine, no Colorado (EUA), em 1999, quando dois estudantes mataram 13 pessoas e depois se suicidaram. A polícia apreendeu, na casa dele, armas como tchacos de karatê, estiletes, facas e outras que ele produziu a partir de um desenho japonês, o livro da série de videogame Assassin’s Creed, um triturador de maconha, calça camuflada, celulares, uma máscara, entre outros materiais.
— Recebemos informações de que ele fez uma postagem exaltando o ocorrido em Suzano e ficamos preocupados de ele possuir alguma arma de fogo e de o fato ocorrido instigá-lo a realizar algo semelhante em nossa cidade. Então, representamos pelo mandado de busca e apreensão e chegamos a esse material, inclusive à máscara inspirada no filme “V de Vingança”, que ele tem por causa do grupo Anonimus, em que pessoas, segundo ele relatou, a utilizam para expor a liberdade que o governo esconde. Na postagem com o vídeo do massacre de Suzano, ele escreveu, em inglês, ‘o melhor dia de todos’, segundo ele, não pelas mortes, mas porque deu repercussão nacional ao problema do bullying. Ele diz que se incomoda muito pelos amigos que sofrem bullying, são humilhados até com as cabeças colocadas dentro de privadas. Ele fez postagem que os atiradores de Suzano sofreram bullying. Mas a gente entendeu que ele tinha esse propósito inequívoco de realizar atos de terrorismo porque, em uma conversa com uma interlocutora, ele compartilha vídeo dos autores do massacre de Columbine. Ela escreve ‘Sonho’. Ele escreve ‘Meta’, como se fosse meta dele realizar tal ato. E ele escreve ‘Vamos arrumar umas armas, se vestir bem para caramba e dar uns tiros por aí?’ — explicou a delegada.
  • Material apreendido na casa do jovem de 18 anos

    Material apreendido na casa do jovem de 18 anos

Ainda segundo a delegada, a mãe do jovem disse que ele presenciava muitas cenas de violência doméstica, praticada contra ela pelo pai. No entanto, o jovem teria mudado de comportamento há uns dois, quando o pai foi morto por ter matado o então concunhado.
Suspeito de ameaças - Nessa quarta (20), um adolescente foi apreendido por crime de ameaça. A Polícia Militar recebeu informações de que o estudante estaria fazendo postagens de ameaças à Escola Municipal Professora Olga Linhares Correa em rede social. Ao ser localizado na instituição de ensino, ele foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) e, de acordo com a equipe, confessou ser o autor.
— Ele estaria propagando mensagens ameaçadoras em redes sociais onde ele exaltava os jovens responsáveis pela tragédia que aconteceu em Suzano, a quem tratava como heróis, inclusive alimentando literalmente praticar um ato semelhante em sua escola. O localizamos e ele assumiu a autoria dessas postagens. Na casa dele, encontramos armas brancas, como soco inglês e uma estrela ninja, que é uma espécie de faca de cinco pontas, além de uma calça que estampa a marca de um jogo violento. Ele se mostrou um rapaz de personalidade destorcida, inclusive com tendências suicidas e vícios em jogos de violência — disse o delegado Pedro Emílio Braga.
Menor com arma em escola - Esta manhã, um adolescente de 14 anos, estudante da Escola Estadual Dr. Phillippe Uebe, no Parque São Mateus, foi apreendido na casa de conhecidos. O menor divulgou uma foto em sala de aula, segurando um revólver em direção aos colegas e à professora, que fazia anotações no quadro. “Fizemos levantamentos e, assim que identificamos o rapaz, diligenciamos até a sua residência, onde ele não foi encontrado, mas apreendemos o revólver utilizado nas postagens”, concluiu o delegado.
A secretaria estadual de Educação, por meio de nota, destacou que o governo já iniciou o processo de implementação do Proeis em unidades de ensino da rede pública estadual, visando reforçar a proteção da comunidade escolar e do patrimônio, e também aproximar alunos da Polícia Militar. A proposta, que deve ser iniciada ainda no primeiro semestre, em até 40 unidades escolares, será levada somente a colégios cujos diretores venham a demandar o programa. A adesão dos policiais também será voluntária.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS