Enlutado por Eurico, Vasco encara Avaí
13/03/2019 20:25 - Atualizado em 15/03/2019 18:01
Ainda de luto pelo falecimento de Eurico Miranda, na última terça-feira (12), o Vasco entra em campo nesta quinta-feira para uma partida importante pela Copa do Brasil, competição idealizada justamente pelo ex-presidente cruzmaltino. O jogo de ida da terceira fase, contra o Avaí, está marcado para as 21h30, em São Januário, estádio que recebeu o velório do dirigente da noite de terça até a tarde desta quarta-feira.
Devido ao clima de luto na sede social e ao impedimento da realização atividades no Centro de Treinamento do Almirante, que está interditado, o último treino do Vasco antes do compromisso desta quinta aconteceu no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca. Antes do treino, o técnico Alberto Valentim esteve no velório do presidente do Conselho de Beneméritos cruzmaltino e falou sobre ele ao site oficial do clube.
— Mesmo já debilitado, foi nos visitar algumas vezes. Queria falar com todos os jogadores. Mesmo com as dificuldades que sofremos nos últimos jogos do Brasileirão do ano passado, ele passando energia positiva, passando tranquilidade. Essa é a lembrança que tenho dele. Sempre muito participativo, mesmo com as limitações. Na última vez, o vi muito emocionado. Infelizmente, não está mais com a gente por aqui — lamentou Valentim, que também falou em coletiva de imprensa antes do treino. Na entrevista, fez segredo sobre a escalação.
Um dos titulares da equipe vascaína, o zagueiro Wesley demonstrou ter estudado o adversário:
— Eu trabalhei com o (técnico) Geninho em 2008, no Atlético-MG. Assisti ao jogo do Avaí contra o Brasil de Pelotas, é uma equipe que incomoda bastante. Tem jogadores altos. É importante, dentro da nossa casa, diante do nosso torcedor, a gente procurar fazer um grande jogo, vencer, porque dentro da Ressacada eles são muito fortes, e quando precisam propor jogo, podem ter dificuldades dentro de casa. É bom conseguir um resultado no Rio para chegar com vantagem em Florianópolis — disse na terça-feira.
Vindo de empate com gosto de vitória no clássico contra o Flamengo, o Vasco está dividido entre o Campeonato Estadual e a Copa do Brasil. No torneio nacional, o jogo de volta contra o Avaí está marcado para o dia 10 de abril, às 21h30, na Ressacada.
Adeus ao cartola com gritos de “Casaca”
Ao contrário do que havia sido inicialmente anunciado, o sepultamento de Eurico Miranda foi aberto ao público no cemitério São João Batista. Pela manhã, aconteceu uma missa de corpo presente na Capela Nossa Senhora das Vitórias, no Complexo Esportivo de São Januário, contando com a presença de familiares, amigos, atletas e personalidades do futebol. Antes de deixar a sede, no início da tarde, o caixão foi levado ao centro do gramado, onde foram puxado os gritos de “Casaca” e executado o hino do Vasco.
Atual presidente do clube, Alexandre Campello foi um dos primeiros a chegar ao velório. “Eurico esteve à frente do seu tempo. Nos quatro títulos brasileiros, ele participou de três. É uma perda muito importante para o clube. Naturalmente fica um vazio grande”, disse.
Também participaram da cerimônia os quatro filhos — Eurico, Alvaro, Mário Ângelo e Sylvia — e a esposa Silvia. Marcaram presença, ainda, os presidentes da CBF, Coronel Nunes, e da Ferj, Rubens Lopes; os técnicos Alberto Valentim, Zé Ricardo e Antônio Lopes; ex-jogadores e ex-dirigentes de diversos clubes, inclusive do arquirrival Flamengo.
(M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS