Professora lançou livro no Solar dos Mellos, em Macaé
15/03/2019 12:50 - Atualizado em 18/03/2019 18:37
Divulgação/Secom
Com auditório cheio, a professora doutora da rede de Educação de Macaé, Rossana Agostinho Nunes lançou na noite desta quinta-feira (14), durante o “Quintas no Museu” o seu livro “Francisco Congo: As desventuras de um africano escravizado no Rio de Janeiro” (Paço Editorial). A programação desta semana contou também com uma reunião com as artesãs que participam do projeto para traçar a programação anual. Elas foram homenageadas pelo Dia do Artesão, 19 de março, e ganharam um kit com livro sobre a história do município e CD com o hino.
A chuva de ontem fez com que os estandes de artesanato fossem recolhidos mais cedo. Por isso a programação musical também foi adiada. Mas mesmo com os contratempos, a produtora do evento, Claudia Barreto, que juntamente com o secretário Adjunto de Cultura, Bruno Ribeiro, conduziu a reunião, avaliou o encontro como muito produtivo.
"As artesãs sugeriram novo arranjo para os estandes e também decidimos montar um cronograma temático, seguindo datas comemorativas. Vamos providenciar uma decoração padronizada em tecido customizado e programamos ainda novos desfiles", disse Cláudia.
A partir das 19h, teve início uma palestra da professora Rossana Agostinho sobre o seu livro ‘Francisco Congo’ que foi seguida de sessão de autógrafos. A maioria do púbico foi formada por estudantes e pesquisadores da área de Humanas, especialmente do curso de História.
Rossana é Doutora em História Política pela UERJ, graduada e Mestre em História pela UFF. Em 2015, atuou por cinco meses como pesquisadora visitante no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades – Universidade de Évora, em Portugal. É autora do livro Nas Sombras da Libertinagem: Francisco de Melo Franco (1757-1822) entre Luzes e Censura no Mundo Luso-Brasileiro, publicado pela Multifoco em 2013.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS