Número de MEIs registrou alta de 21% no segundo semestre
11/03/2019 19:26 - Atualizado em 13/03/2019 17:57
O número de microempreendedores individuais (MEIs) apresentou aceleração entre julho e dezembro do ano passado, segundo levantamento da startup MEI Fácil. Neste período, foram realizados mais de 1,018 milhão de novos cadastros, 21% mais que os quase 843 mil do segundo semestre de 2017.
A expansão também foi maior que a registrada no primeiro semestre: entre janeiro e julho do ano passado, o número de novos MEIs foi 15% maior que o registrado nos primeiros seis meses de 2017. A alta reflete também o amplo cenário de possibilidades com o qual os pequenos negócios têm se deparado através do cadastro e das facilidades de se tornar um MEI.
Segundo o levantamento, muitas empresas de médio e grande porte veem no MEI uma forma de formalizar a contratação e o relacionamento com os prestadores de serviço autônomo, antes em situação informal. Esse movimento começa também a impactar positivamente a quantidade de autônomos formalizados no mercado.
Em 2018, o Brasil apresentou modesta recuperação e fechou com saldo positivo no número de empregos, com quase 530 mil novos postos criados, o que representou o melhor resultado no País desde 2013. Mediante os desempenhos recentes em relação às contratações, que chegam de um profundo cenário de desemprego, a alternativa como MEI foi crescendo também como um combate ao desemprego por parte dos trabalhadores. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS