Polícia prende em Quissamã homem apontado como chefe do tráfico do Jardim Carioca
Maria Laura Gomes e Virna Alencar 11/03/2019 09:34 - Atualizado em 11/03/2019 23:05
Divulgação Polícia Civil
Um homem de 31 anos foi preso na manhã de domingo (10), em Barra do Furado, no município de Quissamã e transferido nesta segunda-feira (11) para o presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos. Ele é apontado pela 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) como chefe do tráfico de drogas do Jardim Carioca, bairro do subdistrito campista. De acordo com o delegado Pedro Emília Braga, o homem também seria mandante do homicídio ocorrido no Parque Vicente Dias, no dia 5 de março de 2018, quando um adolescente de 17 anos foi assassinado por se negar a se associar à uma facção criminosa. Após o crime, foram quatro meses de diligências e investigações até o suspeito ser preso por policiais civis de Campos e Quissamã, no litoral quissamaense.
Segundo a Polícia Civil, o homem estava foragido desde a decretação de sua prisão preventiva, por homicídio triplamente qualificado, sendo estas as qualificadora: motivo torpe, emboscada e por dificultar a defesa da vítima, uma vez que os disparos foram efetuados pelas costas do rapaz.
— A Polícia Civil ouviu testemunhas, inclusive familiares da vítima, para saber como era a rotina e o trajeto que o suspeito costumava fazer. Houve, também, uma ligação para a vítima à noite, por volta das 21h, armando a emboscada. Com esses elementos de investigação, montamos o “quebra-cabeça” e conseguimos chegar até a autoria do crime — informou a Polícia Civil.
Na última semana, o Grupo de Investigação Criminal (GIC) da 146ª DP obteve, com o apoio da 130ª Delegacia de Polícia (Quissamã) informações sobre o paradeiro do suspeito. O suposto chefe do tráfico foi preso em Barra do Furado, na faixa de areia da praia, no litoral quissamaense.
Ainda nesta segunda-feira (11), ele foi transferido para o presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos. De acordo com a Polícia Civil, o homem tem passagens na polícia desde 2007 pelos crimes de homicídio, tentativa e tráfico de drogas. Ele ficou preso de 2007 a 2010, retornou para a cadeia no final de 2010, permanecendo até 2012 e, desde então, estava solto.
Menor assassinado - No dia 5 de março de 2018, um adolescente de 17 anos foi morto a tiros na rua Doutor Alípio, no Parque Vicentes Dias, em Campos. O jovem, atingido por pelo menos três tiros, não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois. De acordo com a PM, a vítima havia saído recentemente do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase). Ele havia sido apreendido por estar armado dentro de um shopping da cidade. A PM informou que o adolescente foi morto por dois homens, que fugiram em uma motocicleta.
Nesta segunda-feira, a Polícia Civil divulgou mais detalhes sobre o assassinato do jovem. Ele teria recebido uma ligação em casa, na noite do crime, de uma pessoa o chamando para lanchar. Quinze minutos depois, ele foi executado a caminho da lanchonete, no Parque Vicente Dias, próximo ao bairro onde morava. O suspeito é apontado pela polícia como o mandante do crime. Os dois executores até o momento não foram presos, porém, já foram identificados pela polícia, que segue em investigação.
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS