Agricultores de Campos participam de chamadas públicas
11/03/2019 18:49 - Atualizado em 13/03/2019 17:57
Supcom - Divulgação
Agricultores de assentamentos rurais de Campos entregaram, nesta segunda-feira (11), ao Instituto Federal Fluminense (IFF campus Centro), produtos do gênero alimentício. Eles foram cadastrados pela superintendência municipal de Agricultura e Pecuária e receberam acompanhamento em mais uma chamada pública de órgão federal. A merenda escolar da rede municipal de ensino também conta com fornecimento da agricultura familiar.
Foram entregues laticínios, frutas e hortaliças, como: abacate, abacaxi, limão, maracujá, alho poro, hortelã, tomate, cheiro verde, couve, alface, queijo minas frescal. Os produtos foram fornecidos pelos assentamentos: Oziel Alves, Josué de Castro, Ilha Grande, Chê Guevara e pequenas empresas de laticínios legalizadas no Serviço de Inspeção Municipal.
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso, a chamada pública segue os critérios definidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que prevê que todas instituições, que recebem recurso federal, têm que direcionar pelo menos 30% do valor da merenda à agricultura familiar.
— Esta é mais uma chamada pública, que auxiliamos os produtores. Iniciamos pela 2ª Companhia de Infantaria do Exército e, agora, o IFF, além de escolas da rede pública municipal. Isso vem a fortalecer as atividades no campo, com geração de trabalho e renda e contribuindo para evitarmos o êxodo rural. Os produtores devem providenciar a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), para se enquadrem no perfil de agricultor familiar — pontuou Nildo Cardoso.
A nutricionista do IFF, Alessandra Asmar, fala da importância da chamada pública em relação aos produtos mais saudáveis.
— Sempre prezamos a agricultura familiar como parte do plano de nutrição da instituição, levando uma alimentação mais saudável aos estudantes, com produtos de qualidade, além de privilegiar o produtor rural local — destacou Alessandra Asmar.
O produtor que deseja se cadastrar na superintendência de Agricultura e Pecuária deve apresentar, além do extrato da DAP emitido nos últimos 60 dias, o CPF e declaração de que os itens a serem fornecidos são de produção própria e projeto de venda. A sede da superintendência está localizada no Horto Municipal, na avenida Alberto Lamego, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS