Igreja de Grussaí passa a ser Quase Paróquia
09/03/2019 12:08 - Atualizado em 11/03/2019 17:57
Moradores da praia sanjoanense de Grussaí começam uma nova história. A igreja de Santo Amaro foi elevada neste sábado (9) a Quase Paróquia, em ato comandado pelo Bispo de Campos Dom Roberto Francisco, que oficiou missa, às 19h, dando posse ao padre Marcos Paulo Pinalli.
Dom Roberto Francisco ressaltou que a igreja de Santo Amaro ser levada à condição de Qua-se Paróquia representa uma figura equivalente e potencialmente a comunidade eclesial pa-roquial que se consolida num processo de comunidade visando a presença irradiadora e apostólica.
— A construção de uma igreja é algo mais que cimento e tijolo. Significa a edificação do Corpo de Cristo para que as famílias vizinhas vivam a fraternidade, esperança e serviço aos mais pobres — acrescentou.
A advogada e escritora Ana Lúcia Rodrigues Gomes resolveu sair de Campos e mora há cinco anos no balneário. Participa das atividades da igreja de Santo Amaro onde exerce funções de ministra extraordinária da distribuição da Sagrada Comunhão e fala um pouco dessa história de fé e de devoção a Santo Amaro.
— Moro com minha família em Grussaí e servimos a Deus na Igreja de Santo Amaro, onde fomos muito bem acolhidos e inseridos na comunidade. Esse momento ímpar, da ereção vem atender a necessidade de nossa comunidade, que além de acolher muito bem os turis-tas e moradores, deseja intensificar sua fé cristã. Somos uma comunidade participativa, proa-tiva, interessada no crescimento paroquial e nas demandas sociais e religiosas, buscando sempre a evangelização dos fiéis através de movimentos, pastorais e eventos religiosos — salientou.
Histórias de fé e de devoção unem moradores e turistas que todos os anos passam a tempo-rada de verão no balneário. Uma devoção que surge no distrito campista de Santo Amaro e se espalha por várias comunidades com festas no dia 15 de janeiro. Em Grussaí, a historia começa bem antes da construção da igreja em 1921 sendo ampliada em 1965.
A cada ano aumenta o número de devotos que participam das missas e da procissão que acontece no dia 15 de janeiro.
— Desde pequena, eu participo dos eventos ligados a Santo Amaro. Lembro que ia com fre-quência às missas dominicais na Igreja de Santo Amaro de Campos. Depois, com o avanço da idade do meu pai ficou bem melhor louvarmos Santo Amaro em Grussaí — acrescentou Ana Lúcia. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS