Aulas na Uenf retornam com evento de acolhimento
Camilla Silva 08/03/2019 19:20 - Atualizado em 11/03/2019 17:25
Folha da Manhã
O retorno das aulas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), previsto para esta segunda-feira (11), será marcado por um evento de acolhimento dos alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2019. A instituição comemora por ter preenchido todas as vagas oferecidas nos processos de seleção neste semestre, o que não ocorreu nos dois últimos anos, segundo o reitor Luís Passoni. A crise financeira que afetou as atividades acadêmicas, no entanto, não foi sentido no desempenho da universidade que continuou a aparecer nas primeiras posições de rankings nacionais de avaliação. Ao todo, cerca de 6 mil alunos de graduação e pós-graduação estão matriculados para cursos presenciais neste semestre.
— Completamos todas as 558 vagas oferecidas no vestibular na universidade. Este é um sinal muito animador. A gente espera que continue o processo que começou no ano passado de normalização da execução orçamentária da universidade. Todo começo de ano já é um pouco complicado por causa da definição dos limites de empenho e cotas financeiras. Mas a grande esperança é que a gente caminha para a normalização da situação — afirmou o reitor.
O calendário está atrasado para algumas turmas, que ainda fecham o primeiro ou o segundo semestre de 2018, de acordo com o reitor da universidade. “Ainda tem alguns alunos que estão regularizando o calendário de 2018, mas a situação já está normalizando todos os atrasos decorrentes das paralisações. Ano que vem já não vai ter essa situação”, afirmou.
O evento de recepção de novos alunos começará às 14h, com apresentação da reitoria e pró-reitoria de pós-graduação. A aula Magna será ministrada pelo Prof. Carlos Eduardo de Rezende, às 17h30. O tema da aula será “A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro: Uma Instituição Fundamental para a Transformação Social”. Às 18h30, terá a apresentação do pianista Ivan Glória e o violinista Daniel Farias. O evento é aberto a toda a comunidade.
— O professor Carlos é um dos fundadores da universidade, atuou aqui desde o primeiro dia, trabalhou com todos os nomes que atuou com todos os grandes nomes que vieram na fundação. Ele é da área da biologia e vai falar da nossa instituição — explicou Passoni.
Classificação - A Uenf é a 15ª melhor do país, de acordo com o ranking do Ministério de Educação, divulgada em dezembro do ano passado. Mesmo tendo passado por uma crise financeira nos últimos anos, a instituição ocupa a segunda melhor colocação no estado do Rio de Janeiro, entretanto, em relação ao índice nacional, caiu duas posições. Hoje, a universidade, que comemorou 25 anos em 2018, é composta de 900 servidores e 6 mil alunos, distribuídos em dois campi, e oferece 16 cursos de graduação e 16 programas de pós-graduação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS