Sábado de pós-carnaval com movimento intenso no litoral sanjoanense
Catarine Barreto 09/03/2019 14:19 - Atualizado em 11/03/2019 17:42
  • Movimento intenso na praia de Grussaí

    Movimento intenso na praia de Grussaí

O verão está chegando ao fim, mas, com a temperatura nas alturas, ainda dá tempo de curtir uma praia. E o primeiro final de semana pós-carnaval foi de movimento intenso no litoral de São João da Barra. Os veranistas aproveitaram o sábado para se banhar no mar que estava com águas mornas e maré alta, tanto em Grussaí, onde o movimento era intenso, como na mais tranquila praia de Atafona. A expectativa é que este domingo também seja de praia cheia, já que a previsão, de acordo com o Climatempo, é de mais calor: até 35°.
Segundo as irmãs Liz e Kelly Pontes, de 27 e 38 anos respectivamente, que há 13 anos passam o verão em Grussaí, a praia é quase uma segunda casa. De acordo com elas, que são moradoras de Campos, o mar da praia sanjoanense é um belo desafogo para o calor.
— Eu gosto muito de passar o verão aqui e tendo casa então...Trago a família toda. Estou aqui com minha irmã, cunhado, filhos e sobrinhos e adoramos passar nossos finais de semana em Grussaí — disse Liz Pontes.
  • Movimento intenso na praia de Grussaí

    Movimento intenso na praia de Grussaí

  • Movimento intenso na praia de Grussaí

    Movimento intenso na praia de Grussaí

  • Movimento intenso na praia de Grussaí

    Movimento intenso na praia de Grussaí

A questão do policiamento foi lembrada por Kelly. Apesar do homicídio que aconteceu na segunda de Carnaval em São João da Barra, também no litoral sanjoanense, ela elogiou a segurança na praia. “Eu imaginei que fosse haver algum transtorno devido à quantidade de gente que esteve aqui, mas foi dentro do padrão e isso é positivo. Apesar do que aconteceu em SJB, aqui em Grussaí vi tudo dentro do normal. Mesmo com bastante movimento, está bem tranquilo”, explicou.
Outra que estava aproveitando o último final de semana de folia na praia era a aposentada Eloise Siqueira, que disse ter vendido uma casa na praia de Farol de São Thomé para comprar uma casa em Grussaí.
— Adoro esse lugar e, mesmo sendo campista, prefiro aqui por ser mais perto e ter um mar bom. Passo meu verão aqui desde a minha época de solteira, e isso já faz uns 33 anos. Apesar de não sair em blocos ou para shows, eu gosto muito dessa praia — contou.
Em Atafona, o movimento não era tão intenso na praia, mas ainda tinha gente aproveitando o fim do verão. “Esta é a minha praia sempre, não troco por lugar nenhum. A tranquilidade compensa”, disse Janaína Santos.
Economia aquecida com calor constante
Os vendedores ambulantes não podem reclamar do verão 2019 em São João da Barra. O pe-ríodo foi longo, com o Carnaval só em março, e a temperatura ajudou bastante, com o calor constante. O município ainda não divulgou dados oficiais, mas segundo os próprios ambulan-tes que ficam na beira da praia, o movimento foi o melhor dos últimos anos.
O vendedor Ronan Teixeira, de 45 anos, relatou que o intenso movimento na praia, princi-palmente durante o período de Carnaval, foi positivo para o comércio.
— A gente já espera que nesse período as vendas sejam melhores. Mas nos últimos tempos, com a crise que estava tendo, estava bem complicado. As vendas deste ano foram muito boas, superaram as expectativas — disse.
Com o fim da alta temporada, São João da Barra agora se prepara para o turismo religioso. Na sede do município, as celebrações centenárias da Semana Santa mantêm tradições do período imperial. Na semana seguinte, a festa de Nossa Senhora da Penha leva uma multidão até Atafona.
Despedida do Carnaval
São João da Barra se orgulha de dizer que tem o melhor Carnaval do interior do Rio de Janeiro. Se pode até faltar embasamento técnico para tal afirmativa, o mesmo não se pode falar quando dia que é o maior. A festa no município começou, oficialmente, no dia 28 de fevereiro, uma quinta-feira. E o término só acontece neste domingo, com os últimos eventos na praia do Açu, 5º distrito do município.
É bem verdade que a festa teve uma pausa, na quinta-feira e na sexta após a folia. No entanto, o sábado é de muitas atrações na avenida do samba, na sede do município, e em Grussaí.
Os shows começaram à tarde e seguem até a madrugada na avenida com Jota Leone, Brazzilian Banda, Gil Paixão, TB-6, Sabor de Beijo, Karen Moraes, Nelson Príncipe Negro, Swing do B e Xote Carioca. Em Grussaí, do outro lado da Lagoa, a festa ficou por conta de Cacá Morsch e, logo depois, a banda Beijo Molhado.
Para se despedir de vez da folia, neste domingo tem apresentações musicais no Açu, com a banda Swing do B, às 16h, e Jack Fiaes e Banda, às 18h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS