Jejum Intermitente e Diabetes II
17/07/2018 08:04 - Atualizado em 19/07/2018 12:24
Diabetes
Diabetes / googlesearch istock
A busca por resultados estéticos como emagrecimento sempre ocorreu na sociedade moderna. Todavia, o anseio por respostas rápidas tem gerado ao longo dos anos, várias abordagens de manejo de peso, que são digamos...questionáveis.
Uma dessas opções é o chamado Jejum Intermitente. Existem vários protocolos, mas em geral fica-se de 16 a 24 horas sem ingestão calórica e após esse período come-se uma carga calórica considerável. 
Há estudos que mostram melhora no perfil cardiovascular em alguns indivíduos e, ocorre sim a perda de peso com certa velocidade, se comparado com outras abordagens mais ortodoxas em nutrição clínica. 
No entanto, nesta segunda-feira foi apresentado um estudo, que sugere riscos à saúde no Jejum Intermitente:
_pesquisadores da USP mostraram dados obtidos com ratos, que sugerem forte relação entre o Jejum Intermitente e o risco de diabetes tipo II, principalmente a médio e longo prazos.
Os cientistas encontraram danos nas células pancreáticas secretoras de insulina, bem como níveis mais elevados de radicais livres e sinais de resistência à insulina, característicos do diabetes do tipo II. 
A pesquisa é pioneira na exibição de tais resultados, que devem ser considerados principalmente em indivíduos com histórico familiar de diabetes e de obesidade abdominal.
O trabalho foi apresentado pelo grupo da pesquisadora Ana Cláudia Munhoz Bonassa, na Reunião Anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia, em Barcelona (ESP)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]