TRE rejeita recurso e manda afastar prefeito de Aperibé
Aldir Sales 26/06/2018 22:10 - Atualizado em 27/06/2018 13:41
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou os embargos de declaração do prefeito de Aperibé, no Noroeste Fluminense, Flávio Diniz Berriel, o Dezoito (PP), e, com isso, ele será afastado do cargo. O TRE manteve a decisão da juíza Cristina Sodré Chaves, da 34ª Zona Eleitoral de Santo Antônio de Pádua e Aperibé, que cassou o mandato de Dezoito e do vice, Ronald de Cássio Daibes Moreira, o Roninho (MDB). Eles foram condenados por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Além da cassação, a juíza decretou a inelegibilidade dos dois.
Com a sentença confirmad
a em segunda instância, quem irá assumir a Prefeitura será o presidente da Câmara de Vereadores, Sirley Figueira (PP). No entanto, até o fechamento desta edição, o Legislativo não havia sido notificado da decisão.
Segundo as investigações, o prefeito e vice teriam distribuído material de construção para a população de baixa renda, dias antes do pleito de 2016. Notas apreendidas estavam “com a descrição ‘autorizado 18’, fazendo referência” ao apelido do prefeito.
Ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral pode convocar nova eleição no município.
Além de Aperibé, outras cidades do Noroeste Fluminense também passam por momentos de instabilidade política. Em Laje do Muriaé, o prefeito Dr. Rivellino (PP) também foi cassado pelo TRE, enquanto em Santo Antônio de Pádua o prefeito Josias Quintal (PSB) foi absolvido em segunda instância, mas o Ministério Público ainda pode recorrer.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS