Ponto Final - Violência sem fim
25/06/2018 22:28 - Atualizado em 29/06/2018 14:11
Violência sem fim
Há alguns anos Campos figura entre as cidades mais violentas do mundo, proporcionalmente, em rankings internacionais. Segundo a ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, o principal município do Norte Fluminense foi o 45º mais violento do mundo em 2017, com média de 37,53 homicídios a cada 100 mil habitantes. Outro índice alarmante é o “Atlas da Violência 2018”, divulgado recentemente pela fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com taxa de 55,8 homicídios para cada 100 mil habitantes. E neste ano os índices continuam altos.
Números deste ano
Somente em 2018 foram 120 homicídios em Campos, segundo dados da Folha da Manhã. E ainda estamos antes da metade do ano, perto de fechar o primeiro semestre. Neste fim de semana, causou grande comoção o assassinato do soldado Hugo Alvarenga, da 2ª Companhia de Infantaria do Exército em Campos. Ele morreu no Hospital Ferreira Machado, no domingo, dia em que completava 21 anos, após ser baleado no Parque Eldorado, área de conflito do município. A principal linha de investigação é de crime passional.
Intervenção não chega
Esses altos índices da criminalidade em Campos chamam atenção, principalmente, pelo fato de o estado do Rio de Janeiro passar por uma intervenção na área da segurança pública. É bem verdade que as ações da intervenção só aparecem, pois nem sempre funcionam, na capital. Em visita a Campos, o general Richard Nunes, secretário de Segurança do Rio, chegou a falar sobre ações integradas com as forças nacionais na região de Guarus, que pela constante violência chegou a ser comparada com a “Faixa de Gaza” e hoje é até chamada de “Síria”. Até o momento, porém, nada de efetivo aconteceu.
Abstenção
Na eleição suplementar em Cabo Frio, que aconteceu no domingo, o prefeito eleito, Dr. Adriano (Rede), obteve 34.529 votos. O número é menor que o de eleitores que se abstiveram: 49.810. Nas eleições suplementares que aconteceram neste ano, tem sido constante o fato de a abstenção ser superior ao número de votos do eleito. Em Rio das Ostras, porém, que elegeu Marcelino da Farmácia (PV) também no domingo, isso não ocorreu. A presença foi de quase 80% dos eleitores.
É Copa
A Seleção Brasileira entra em campo amanhã, para o jogo decisivo contra a Sérvia, às 15h. Apesar de o clima de Copa de ter demorado a chegar, e para muita gente ainda estar distante do que foi outrora, as vendas de artigos em verde e amarelo parece ter aquecido em Campos, seja em lojas de artigos esportivos, como nos de decoração e com os vendedores nas ruas. E como o jogo de amanhã é à tarde, diferente do último, que foi às 9h, existe a expectativa de um aumento de público nos comércios que vão transmitir a partida.
Combate
A Prefeitura de Campos continua no combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância em Saúde, já se preparam para o 7º mutirão, que vai acontecer nesta sexta nos parques João Maria, São Benedito, João Seixas, São Lino e no bairro Rui Barbosa. Desde janeiro, o município registrou mais de mil casos de chikungunya e 90 de dengue. Até o momento, não há nenhum caso de zika.
Conversa com Bial
O cantor Elymar Santos será o entrevistado desta terça-feira do ‘Conversa com o Bial’, da TV Globo, apresentado pelo jornalista Pedro Bial. Com mais de 30 anos de carreira, Elymar também é considerado um campista e sanjoanense de coração. Ele tem, nas duas cidades, uma legião de fãs que, certamente, estarão acompanhando a entrevista de hoje.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS