Kim Jong-un promete fim de programa nuclear
12/06/2018 21:10 - Atualizado em 21/06/2018 15:25
Depois do histórico encontro entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump em Cingapura, a Coreia do Norte se comprometeu com o desmonte do seu programa nuclear. Os dois países “decidiram deixar o passado para trás” e “o mundo verá uma grande mudança”, segundo Kim, que assinou uma declaração de quatro itens durante o encontro com o chefe de estado americano.
O engajamento com o fim da produção de armas nucleares e a desnuclearização completa da península coreana era uma condição imposta pelos EUA para a realização da histórica cúpula. Porém, o documento final do encontro não estabelece metas ou detalhes de como o compromisso será colocado em prática para que o abandono da produção seja feito de forma completa, irreversível e verificável, como pedem os Estados Unidos.
Na avaliação de Trump, as negociações com Kim foram “francas, diretas e produtivas” e o documento está “bastante completo”. Em entrevista logo depois do encontro, o presidente dos Estados Unidos afirmou que Kim aceitou o seu convite para visitar a Casa Branca e que ele pretende ir a Pyongyang “em um certo momento”. (A.N.) (A.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS