Igreja São Benedito reforma seu telhado
Celso Cordeiro Filho 18/06/2018 17:58 - Atualizado em 21/06/2018 18:57
Igreja São Benedito
Igreja São Benedito / Divulgação
Patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, a Igreja São Benedito reforma o telhado e, durante esta fase, as missas de segunda a sexta-feira estão sendo celebradas no salão paroquial, enquanto no sábado e domingo os batizados, casamento e missa dominical foram transferidos para a Igreja São Francisco. A obra de recuperação do telhado está orçada em R$ 180 mil.
Para o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a Igreja São Benedito situada no coração da cidade, com uma construção singular, pela proporcionalidade e elegância de linhas arquitetônicas, estava passando por situações de risco que levou a reforma do seu telhado, fato que determinou uma interdição momentânea de seu funcionamento.
Dom Roberto Francisco destaca que a conservação das igrejas, especialmente aquelas que têm uma significação destacada pela sua localização e história, é necessária e, às vezes, urgente. Por isso, demanda o envolvimento de todos os fiéis na sua ação e participação.
— Ajudar e apoiar, seja com fornecimento de material ou com uma contribuição financeira, é um gesto comunitário generoso e de autêntica corresponsabilidade eclesial. O cuidado e zelo para com a casa de Deus deve nos consumir, como afirmou Jesus seguindo o Profeta Isaias, pois testemunha uma fé adulta, coerente e magnanimidade no coração. O Altíssimo Deus Uno e Trino abençoe e retribua com largueza e fartura os irmãos que responderam positivamente a este apelo divino — destacou Dom Roberto.
De acordo com Alberto Fioravante, Prior da Irmandade de São Benedito em Campos dos Goytacazes, a presença da Irmandade está íntima e diretamente relacionada com a existência de um grande número de escravos negros que trabalhavam na agricultura local, principalmente na lavoura da cana-de-açúcar, e também fazendo o trabalho doméstico nas casas dos senhores. Através da Irmandade, além do serviço religioso, os escravos eram também assistidos na compra de suas alforrias e recebiam atenção adequada para o enterro próprio e de seus familiares.
— A construção da atual Igreja de São Benedito levou vários anos, desde 1865, ano em que foi colocada a pedra angular, até o natal de 1875 quando foi inaugurada e, assim, os irmãos tiveram um lugar próprio para reunião e veneração. A importância de ter um local próprio era porque nas demais igrejas, os negros tinham que permanecer na parte externa da igreja quando os brancos estavam participando. É importante lembrar que o terreno escolhido para a construção da igreja visava, também, santificar aquela área onde muitos escravos negros foram humilhados e sacrificados. No local onde existe hoje o coreto, em frente à igreja, estava a forca, onde em 9 de outubro de 1873 foram enforcados cinco escravos — lembrou Alberto Fioravante.
As colaborações podem ser feitas na secretaria paroquial ou em depósitos na Conta Poupança 03294-1 Agência 1730 – Operação 013 – Caixa Econômica Federal. Maiores informações pelos telefones (22) 2723 - 0219 / 2723 - 1869 / 2731 - 8785 / Cel: (22) 9.9848 – 0090.
Mesmo com a reforma do telhado se dando de forma gradativa, Fioravante explicou que as atividades festivas estão mantidas. A tradicional festa junina da Paróquia de São Benedito será realizada nos dias 30 e 1º de julho, sempre a partir das 11h. Como acontece todos os anos, os campistas assistirão a shows temáticos, quadrilhas e poderão consumir doces e comidas oferecidas pelas barraquinhas dispostas na praça em frente a igreja. A renda será revertida em favor das obras assistenciais e de recuperação da estrutura física da igreja.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS