Ministro sinaliza liberação de verba para construção de Polo Agroalimentar
Dora Paula Paes 21/06/2018 17:44 - Atualizado em 25/06/2018 15:35
  • Prefeito Rafael Diniz recebeu ministro

    Prefeito Rafael Diniz recebeu ministro

  • Ministro em exercício conheceu plantação do Tomatec

    Ministro em exercício conheceu plantação do Tomatec

  • Primeira plantação do Tomatec

    Primeira plantação do Tomatec

  • Primeira plantação do Tomatec

    Primeira plantação do Tomatec

O ministro em exercício da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki esteve em Campos nesta quinta-feira. A agenda: conhecer de perto o programa Tomatec, uma das primeiras ações da Caravana ‘Campos para Além dos Royalties’. No meio do caminho, a melhor das notícias. O ministro conheceu as instalações da antiga Central de Abastecimento do Estado (Ceasa) e considerou possível o investimento do Governo Federal na concretização do Polo Agroalimentar do Norte do Rio de Janeiro. A reativação do espaço significará um grande passo para o fortalecimento dos oito municípios da região, que passarão a contar com ponto para receber e distribuir produtos agrícolas.
O ministro e o deputado federal Júlio Lopes foram recebidos pelo prefeito Rafael Diniz, pelo superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, e outras autoridades municipais. Na Fazenda Santa Helena, do produtor Wando Alves, na localidade de Santa Cruz, visitaram a primeira unidade de produção do projeto Tomatec, desenvolvido pela Embrapa Solos RJ, com mil pés cultivados.
Segundo o ministro, hoje a agricultura é a grande força da economia brasileira, a que mais cresce. “Vocês estão no caminho certo. Essa região tem um grande potencial, mas temos que pensar em alternativas”.
Quanto ao projeto do Polo Agroalimentar destacou: “Esse projeto me foi levado pelo deputado Júlio. Eu já conhecia no papel e foi por isso que me comprometi em conhecer de perto. Acredito que é uma saída e alternativa econômica para a região. Vi que é um projeto possível, factível e muito positivo. Já me comprometi com o deputado e os prefeitos da região. Vamos assinar um protocolo para incluir no orçamento do ministério e breve quero retornar para fazer uma foto do antes e o depois”, disse o ministro Novacki.
O prefeito Rafael Diniz chegou a pontuar. “É um prazer receber a visita do ministro, intermediada pelo deputado Júlio Lopes, esse grande parceiro que temos em Brasília. E isso nos dá mais confiança para continuar acreditando nos projetos que investimos desde o primeiro dia de nosso governo. Nossa luta é pela diminuição, cada vez mais, da dependência dos royalties do petróleo, e para isso temos investido em diversas frentes. E apostamos, também, na união de todos os prefeitos para recuperar economicamente toda a região, e não apenas Campos”.
O superintendente Nildo Cardoso destacou, ainda, a nova realidade do município, que se mobiliza pela redenção econômica. “Temos realizado muitas ações, como a dragagem de canais, o apoio aos produtores. Temos terra de qualidade, água à vontade. Temos tudo para crescer economicamente apoiando a agricultura”, disse ele, que falou da disposição do ministro em conhecer o espaço do antigo Ceasa, inclusive, os 74 boxes do local, construído em 1974, inaugurado em 1977 e fechado em 1988.
O deputado Júlio Lopes ressaltou a importância da mobilização dos municípios pela obtenção dos recursos. “O prefeito Rafael Diniz tem feito um grande trabalho. E o superintendente Nildo Cardoso tem feito bem essa ponte, para que possamos viabilizar os recursos necessários”, ressaltou. “E quanto aos projetos que podemos apoiar, o potencial é muito grande. Há menos de um ano tínhamos colocado à disposição do prefeito nossa disposição de colaborar, e hoje já começamos a colher os primeiros frutos”, completou o pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio (UFR-RJ), Frederico Veiga, também representante da Embrapa no município.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS