Festa no Convento
Jhonattan Reis 22/06/2018 17:35 - Atualizado em 26/06/2018 15:42
O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (antigo Convento), no Parque Rosário, em Campos, celebra a sua padroeira com grande programação, que continua neste fim de semana e termina nesta quarta-feira (27), Dia da Festa da Mãe do Perpétuo Socorro. A agenda — que já contou com festa junina, carreata e motociata pela paz no trânsito, missas e novenas — continua neste sábado (23) com o evento “Fé e Folia com padre Paulo Moraes”, que começará às 20h.
Antônio Leudo
— Padre Paulo Moraes, que vem do município de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, se especializou em viola, sendo um exímio tocador desse instrumento. Ele fará um ótimo show e, ainda, vamos ter várias barraquinhas para o público no espaço do Santuário — explicou o padre José do Carmo Zambom, responsável pelo Santuário.
Mais cedo, será realizado, assim como todos os dias, até terça-feira, às 5h30, a “Novena do Rosário da Aurora”.
— Pessoas se reúnem em grupos em vários pontos da cidade e esses grupos seguem rezando e proferindo cânticos e trechos bíblicos até o nosso Santuário, uma ação muito bonita — comentou padre Zambom. Alguns dos pontos em que há grupos reunidos são: colégio João Paulo II, no Parque Rosário; rua Princesa Isabel; Centro de Compras da Pelinca; em frente à sede da Prefeitura de Campos; condomínio “Lacerdão”, no Centro; e condomínio Golden Garden, no Parque Santo Amaro.
— Outro gesto que acho bastante bonito é que, para cada dia da novena, as pessoas ofertam algo para ajudar nas cestas básicas que são arrecadadas e distribuídas para a população. Quando juntamos muito material, distribuímos para outras instituições.
No domingo (24), a programação continua com um passeio ciclístico, que tem saída em frente ao Santuário às 9h e segue por várias ruas do Parque Rosário e do entorno do bairro. Mais tarde, a partir das 12h, tem o tradicional Churrasco Benemerente do Satuário com música ao vivo com Waldir Simões e Amigos do Samba & Chorinho. O ingresso para o churrasco pode ser adquirido na secretaria do Santuário com colaboração de R$ 15 (adultos) e R$ 10 (crianças).
— O nosso Churrasco Benemerente é uma grande tradição. Há mais de 60 anos, churrascos eram feitos em prol da própria construção do convento e da igreja que foi transformada no Santuário que conhecemos hoje. Com o passar dos anos, nunca se perdeu esse costume de na Festa da Padroeira ser realizado o nosso churrasco — comentou padre Zambom, que explicou, ainda, que o valor arrecadado será destinado às obras sociais do Santuário.
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Antônio Leudo
Na terça-feira (26), será realizado um café da manhã partilhado por volta das 8h. Segundo padre Zambom, é outra tradição da festa.
— Sempre no último dia da nossa novena, as pessoas trazem, de suas casas, café, bolo, pão, suco, várias coisas para a gente fazer um grande café da manhã partilhado, que é realizado por volta das 8h, sempre após a novena. É montada uma grande mesa no Santuário, sendo um grande momento de confraternização.
A programação se encerra na quarta-feira, Dia da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A agenda do dia começa cedo, com missa às 7h. Também haverá missa no início da tarde, às 12h. Ambas contam com a presença de vários padres convidados, tanto de Campos quanto de outras cidades, como Vitória, no Espírito Santo, Juiz de Fora, em Minas Gerais, e São Paulo. Fechando o dia, será realizada uma missa festiva às 19h e, logo em seguida, procissão.
— A nossa procissão é o ponto alto do dia. A gente sai do Santuário, segue pela rua Visconde do Itaboraí, antiga rua do Leão, e depois entra na rua antes da Princesa Isabel, sendo que em anos que não há Copa do Mundo a gente vai pela Princesa Isabel. Depois, todos nós passamos por várias ruas do bairro até voltar ao Santuário — disse padre Zambom.
Padre Zambom também falou sobre a importância da celebração.
— Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é Maria, mãe de Jesus, e a gente aproveita essas ocasiões para celebrar a importância dela e trabalhar na conscientização da população em relação a várias questões importantes e que precisam ter atenção, como desemprego, drogas, corrupção, miséria e violência. Este é um ano de Copa do Mundo, de eleições e o Brasil inteiro precisa se atentar para esses temas. O tema geral para este ano, inclusive, é “Mãe do Perpétuo Socorro, discípulos missionários, cuidadores de um mundo ferido”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS