São João da Barra comemora 168 anos
16/06/2018 14:53 - Atualizado em 21/06/2018 14:17
Neste domingo, o município de São João da Barra comemora seus 168 anos de elevação à categoria de cidade. Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma programação variada para agradar sanjoanenses e turistas. O evento está integrado dentro do Circuito Junino de SJB, que começou no último dia 11 e segue até o dia 1º de julho.
As atividades terão início às 7h, com missa e, às 8h, solenidade de hasteamento de bandeiras na praça São João Batista com a presença de autoridades do município, seguida de missa dominical, às 9h, pela data comemorativa.
Às 11h, tem início o desfile cívico na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, com a participação de instituições de ensino, bandas musicais do município, entidades civis e militares e setores da administração municipal.
Na programação musical, o dia do aniversário da cidade será comemorado com show do grupo Free Samba, no palco oficial, às 13h. Fechando as apresentações musicais, às 21h, se apresenta a dupla Junior e Gustavo. A missa pelo terceiro dia do Novenário de São João Batista será celebrada às 19h.
O dia ainda contará com programação esportiva, a partir das 10h30, no Cais do Imperador, com prova de natação e terceira etapa do Campeonato Municipal de Barco a Vela, que reúne pescadores competindo em canoas utilizadas no dia a dia de trabalho.
Circuito - Atividades religiosas, culturais, sociais, recreativas e esportivas integram o Circuito Junino 2018 em São João da Barra. A programação é desenvolvida em parceria entre a Prefeitura e as irmandades de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. No sábado foi realizada a carreata de São João Batista e, também em homenagem ao padroeiro do município, aconteceu o passeio ciclístico pelas ruas da cidade. Ainda no sábado, após a missa pelo segundo dia do Novenário, celebrada às 19h, teve apresentação musical com a cantora Janine Gaia, no coreto da praça da matriz.
Também houve continuidade do 1º Photo Week SJB, com exposição de fotografias no Cine Teatro São João e na Casa de Câmara e Cadeia, culminando com palestra do fotógrafo J. R. Pedroza, no Cine Teatro.
Prefeita Carla Machado será homenageada no dia 21
Mantendo a tradição, a Câmara de São João da Barra vai promover a sessão solene de entrega dos títulos de Cidadão Sanjoanense, no próximo dia 21, às 19h, no Cine Teatro São João. Ao todo, serão homenageadas 42 pessoas cujos nomes são escolhidos pelos vereadores. Além dos títulos, o Legislativo entregará também a medalha Barão de Barcelos, que é a maior comenda da Casa de Leis e, neste ano, será concedida à prefeita Carla Machado (PP).
Nascida em uma família de políticos da região, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, teve o primeiro contato com a administração pública em 1983 como assessora da Secretaria Municipal de Educação. E entrou para a história como a primeira mulher a assumir o Poder Executivo.
Carla contou que se sente honrada com a homenagem. “Um privilégio ter o reconhecimento de meu papel na sociedade, como cidadã e pessoa pública. Agradeço imensamente aos amigos vereadores por minha indicação, gratidão a todos que contribuíram para este momento em minha vida”, destaca.
A medalha Barão de Barcelos foi instituída em 1999, para reconhecer pessoas que venham se destacando no município. “Este evento é grandioso porque contempla pessoas queridas e atuantes com o Título de Cidadania Sanjoanense. E, este ano, para abrilhantar ainda mais a noite, entregaremos a maior comenda a nossa amiga guerreira, a prefeita Carla Machado. Uma mulher que vive por São João da Barra e exerce seu trabalho com amor, dedicação e orgulho por esta terra”, disse o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira Filho.
Além da medalha, o título de Cidadão Sanjoanense será entregue para 42 personalidades que foram escolhidas pelos nove vereadores do Legislativo de São João da Barra.
Povoamento foi elevado à vila no ano de 1676
Em 6 de junho de 1676, o povoamento de São João Batista da Paraíba do Sul foi elevado à Vila de São João da Praia, e em nome da perpetuação da história de seu povo as secretarias de Educação e Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra promoveram, no último dia 6, uma programação voltada aos estudantes sanjoanenses, que contou com hasteamento das bandeiras, pequena encenação da leitura da carta de Foral, além de visitação à Casa de Câmara e Cadeia João Oscar do Amaral Pinto e participação da Banda Municipal.
O historiador sanjoanense André Pinto fez uma explanação sobre a criação da vila, e seus 342 anos de fundação completados em 2018. Segundo o coordenador de Turismo, Gilwagner Miranda, a comemoração deu início aos festejos pelo dia da cidade e o departamento de Cultura recebeu diversas escolas na Casa de Câmara e Cadeia para maior explanação do tema histórico.
Segundo o historiador André Pinto, nessa data a cidade começou sua organização administrativa e seu ordenamento de território com as cobranças dos famosos “direitos de foro”, pelos então funcionários designados pela Coroa Portuguesa.
(A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS