Temer diz que governo está disposto a trazer crianças separadas dos pais no EUA
26/06/2018 16:24 - Atualizado em 29/06/2018 18:15
Divulgação
O presidente Michel Temer afirmou, nesta terça-feira (26), que o governo brasileiro está disposto a "colaborar" com o transporte para o retorno de crianças brasileiras que foram separadas dos pais, flagrados ao tentar entrar de forma ilegal nos Estados Unidos.
Temer abordou o assunto em reunião com o vice-presidente dos EUA, Milke Pence, que está em visita ao Brasil. Depois, em declaração à imprensa, ele informou o desejo de buscar as crianças, caso seja o interesse das famílias. "Levantei com o vice-presidente Pence a questão dos menores brasileiros que se encontram separados de seus pais nos EUA. Disse que se trata de questão extremamente sensível para a sociedade e governo brasileiros. Pedi sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias", disse Temer.
"Eu assinalei até que nosso governo está pronto a colaborar no transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil, se esse for o desejo das famílias. As autoridades dos dois países continuarão em contato sobre esse tema", completou Temer.
Na semana passada, o governo americano divulgou que havia, pelo menos, 49 crianças brasileiras em abrigos nos EUA. O Ministério das Relações Exteriores tem a expectativa de que, nos próximos dias, três crianças sejam liberadas para ficar com parentes. A separação de crianças e pais, flagrados na tentativa de entrar nos EUA, faz parte da política de "tolerância zero" do governo de Donald Trump contra a imigração ilegal.
Mais cedo, antes da declaração de Temer, o embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, já havia dito que Temer está disposto a mandar “buscar” as crianças brasileiras nos Estados Unidos. “O presidente Temer disse que respeitava internamente a legislação americana, mas achava que, dentro dos limites e da vontade das famílias, ele estava, inclusive, disposto, se fosse necessário, a mandar buscar as crianças”, completou o diplomata.
Amaral ponderou, no entanto, que a decisão de trazer as crianças vai depender das famílias, porque pode ser que os pais prefiram que os filhos continuem em território americano. "Cada caso é um caso", observou. Segundo ele, o consulado brasileiro tem notícia de 51 crianças em abrigos nos Estados Unidos.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS