Agricultura renova parceria para viabilizar crédito rural no estado
26/06/2018 18:32 - Atualizado em 28/06/2018 14:45
Parceiros de longa data no fomento ao crédito rural no Rio de Janeiro, a secretaria estadual de Agricultura, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), e o Banco do Brasil renovaram, nesta terça-feira, o convênio para a conjugação de financiamento rural e assistência técnica por intermédio da Emater, visando o atendimento dos produtores rurais que demandem crédito para investimento e custeio.
Em reunião na sede da secretaria, em Niterói, com a participação de equipe de técnicos da instituição financeira, o secretário Alex Grillo, a presidente da Emater, Stella Romanos, e o Superintendente Estadual do BB, Raimundo Perez Ferraz Junior, assinaram o documento que habilita a empresa, única instituição oficial de extensão rural do estado a elaborar projetos para financiamento junto à instituição financeira.
No encontro, a presidente da Emater expôs que uma das propostas que estão sendo avaliadas para a continuidade do programa Rio Rural incluiria a extensão de crédito aos beneficiários do programa, viabilizando a continuidade dos avanços em suas atividades.
Na avaliação do superintendente Raimundo Ferraz Junior é possível construir essa agenda positiva a partir da integração dos gerentes das agências do banco e os escritórios locais da Emater. “O Rio de Janeiro é a unidade da federação com o maior número de atividades agropecuárias financiáveis e o conhecimento dos extensionistas pode alavancar a contratação de operações”, frisou.
Para já colocar em prática essa aproximação, o gerente regional de governo, Cláudio Gomes, propôs à presidente da Emater que uma equipe de técnicos da Empresa juntamente com superintendentes regionais do Banco façam o alinhamento das necessidades para o Plano de Safra 2018 para a Agricultura Familiar, lançado nesta terça em Brasília.
Na ocasião também ficou acertada a celebração, em breve, de parceria da Emater como correspondente bancário para a contratação de operações do Pronaf.
— Esse trabalho conjunto trará benefícios para todos. A integração - Banco do Brasil, Emater e produtor rural - vai dar agilidade ao processo e reduzir o tempo na efetivação da operação — concluiu o secretário Alex Grillo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS