Estreia e desabafo na Câmara
Suzy Monteiro 26/06/2018 19:11 - Atualizado em 28/06/2018 14:39
A sessão da Câmara dessa terça-feira contou com a primeira participação do vereador Renatinho do Eldorado (PTC). Ele assumiu a vaga deixada pelo suplente Beto Cabeludo (PTC), que, por motivos profissionais não assumiu a cadeira, antes ocupada por Carlinhos Canaã e Thiago Virgílio, ambos do mesmo partido e condenados em segunda instância na Chequinho. Além disso, também foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019. O vereador Neném (PTB) apresentou moção de aplausos pela criação do Conselho Permanente de Desenvolvimento Empresarial. Durante a justificativa, ao falar das dificuldades pelas quais passam comerciantes e sociedade de modo geral, o parlamentar governista foi taxativo: “Não contem comigo para votar qualquer projeto sobre aumento de impostos”.
Vereador de primeiro mandato, Renatinho do Eldorado recebeu 1.225 votos na eleição de outubro de 2016. Como fez com os demais, o presidente do Legislativo, Marcão Gomes (PR), o chamou à tribuna para seu discurso. Ele agradeceu a oportunidade de estar realizando um sonho antigo e pelo qual lutava há muito tempo. Os demais vereadores deram as boas vindas ao novo colega.
Já a LDO 2019 foi aprovada em segundo turno por unanimidade, seguindo o que já tinha acontecido na sessão anterior. De acordo com os números apresentados à própria Câmara, em 30 de maio, pela secretária da Transparência e Controle, Marcilene Daflon, a previsão inicial de receita em 2019 é de R$ 1.820 bilhão, grande parte deste valor proveniente de receitas dos royalties, recursos ordinários e repasses federais.
Cultura — Também foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Abu (PPS), que inclui no calendário oficial do município, o “Projeto Samba na Praça do Liceu”. Na justificativa, ele destacou o cunho cultural do evento, além do social, já que são realizadas várias campanhas beneficentes no local.
Impostos — O vereador Neném apresentou moção pela criação do Conselho Permanente de Desenvolvimento Empresarial, criado em Campos no último dia 14 e que pretende discutir e apresentar propostas às ações de desenvolvimento no município.
Neném destacou que é da base do prefeito Rafael Diniz (PPS), acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido, mas adiantou que não votará favorável a aumento de impostos:
— Todos estão sofrendo, Campos está sofrendo, não pela gestão atual, mas por governos anteriores. Mas já falei internamente, como outros colegas: Qualquer matéria a respeito de aumento de imposto, não conte comigo. Não podemos mais aumentar qualquer tipo de imposto. A população não aguenta mais. Não conte comigo para aumentar imposto. Toda contribuição que já pude dar, já dei — afirmou, sendo bastante aplaudido.
Pastor Wanderly (PRB), também governista, elogiou o posicionamento de Neném e disse que assinava embaixo. Já Álvaro Oliveira (SD), de oposição, falou que, se aconteceram erros no passado, as pessoas mostraram que não queriam e elegeram um novo governo.
Explicação — O vereador Jorginho Virgílio (PRP) destacou que esteve, segunda-feira, no Fundecam cobrando explicações de empresas devedoras do Fundo, desde a gestão de Arnaldo Vianna, passando por Alexandre Mocaiber e Rosinha Garotinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS