Sindicato cobra reajuste e retorno de benefícios para servidores de SJB
11/01/2018 11:33 - Atualizado em 11/01/2018 11:35
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João da Barra (Sispusba) protocolou, neste início de ano, três ofícios na Prefeitura para cobrar ações em prol da classe. No primeiro, datado de 3 de janeiro, a associação pediu o reajuste do salário do servidor, nos outros dois, de 9 de janeiro, os pedidos são pra retornar o cartão alimentação do servidor e o vale-transporte. Segundo Carlos Eduardo Azevedo, o Dudu do Sindicato, o atendimento dessas três questões são fundamentais para a base do equilíbrio no poder de compra dos servidores e a retomada da valorização da categoria:
— Nós não podíamos cobrar demais no primeiro ano do mandato. Era uma mudança, para “arrumar a casa” e ainda assim a prefeita regularizou a situação do SJBPrev [Regime Próprio de Previdência]. Agora, a própria prefeita disse que já conseguiu colocar as coisas no lugar, arrumou a casa. Então, já protocolamos nossos pedidos, um vez que servidor vem acumulando perdas sem o reajuste, com a suspensão do cartão e sem o auxílio transporte.
O pedido de reajuste salarial apresentado pelo Sispusba é de 17,45%. Segundo o presidente, esse índice seria o necessário para reajustar os proventos devido às perdas inflacionárias dos últimos três anos. A última vez que o salário do servidor de SJB teve um reajuste foi em 2015, mas abaixo da inflação acumulada no ano anterior. “Na ocasião, o então prefeito Neco (PMDB) nos prometeu um abono salarial no segundo semestre de 2015, o que não aconteceu”, lembrou Dudu.
O cartão alimentação, suspenso na prática desde maio de 2016, mas por lei somente em julho de 2017, concedia R$ 300 mensais para os servidores municipais. As compras só podiam ser realizadas no comércio do município. Já desde o início de 2017, os servidores que moram em outros municípios estão tendo de pagar passagem para trabalhar, pois o auxílio que recebiam até dezembro de 2016 foi suspenso. Neste ano, a situação é ainda mais complexa. Até dezembro, a empresa Sanjoanense Campostur oferecia um desconto de 50% no valor da tarifa para os funcionários municipais. Porém, com a intervenção do Detro que determinou a entrada das empresas Brasil e 1001 nas linhas, não há sinalização de passagens promocionais. Profissionais ainda procuraram o sindicato preocupados com a possibilidade de novos reajustes nas passagens intermunicipais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]