Com baixo estoque, Hemocentro só atende casos de emergência
08/01/2018 16:29 - Atualizado em 09/01/2018 13:43
O Hemocentro Regional de Campos alerta para o baixo estoque de sangue para atender todas as demandas e faz um apelo para que as pessoas não deixem de fazer doações, principalmente neste período de férias e de verão. Segundo a diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, atualmente a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos. Nesta terça-feira (9), a unidade móvel do Hemocentro estará de 8h às 15h, na praça do Santíssimo Salvador.
Baixo estoque preocupa
Baixo estoque preocupa / Supcom
— Estamos chegando a um nível crítico do nosso estoque, a ponto de atendermos apenas casos de emergência. Contamos com a colaboração e sensibilidade da população, que tanto nos ajudou em 2017, para que possamos manter o estoque abastecido agora em 2018 — declarou Sandra.
A diretora reforçou a preocupação por conta desse período em que as pessoas costumam deixar a cidade com mais frequência e, com isso, o número de doações tende a ser menor.
— É um período muito complicado porque o movimento nas estradas aumenta e o risco de acidentes é maior. A gente pede que os doadores compareçam ao Hemocentro também nesse período de férias e verão — comentou.
Para ser um doador, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. O doador que for menor de 18 anos deve estar acompanhado de um responsável legal. É necessário também não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas anteriores, e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Sandra Chalhub
Sandra Chalhub / Supcom
Os homens podem fazer até quatro doações por ano, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com espaço de quatro meses.
O horário de funcionamento do Hemocentro é de 7h às 18h, de segunda-feira a domingo, incluindo feriados. A unidade está situada no Hospital Ferreira Machado (HFM), na rua Rocha Leão, nº 2, no bairro Caju. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS