Segovia quer concluir 200 investigações até dezembro
10/01/2018 20:48 - Atualizado em 11/01/2018 19:07
STF
STF / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
As mais de 200 investigações sobre políticos e autoridades em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser concluídas até dezembro. A meta foi exposta pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, após uma reunião com a presidente da Corte, Cármen Lúcia. No encontro, Segovia confirmou a ampliação, de nove para 17, do número de delegados que atuam nos inquéritos.
O diretor-geral informou ainda que os inquéritos da polícia em andamento no STF não são só da Operação Lava Jato.
- A gente espera no menor prazo possível concluir essas investigações. Não são só inquéritos relativos à Lava Jato, são mais de 200 inquéritos hoje no STF, metade relativo à Lava Jato. Hoje já foram convocados 17 delegados para auxiliarem nessas investigações. A gente espera não só concluir os inquéritos no Supremo da Lava Jato, mas também todas as outras investigações que correm. A nossa meta é concluir todos os inquéritos hoje que estão no STF até o final deste ano - afirmou Segovia.
Segundo os números mais atualizados, tramitam atualmente 273 inquéritos no STF, sendo 124 exclusivamente da Lava Jato. Segovia disse que foi ampliado também o número de peritos e investigadores que atuam nos casos, já que há muitos laudos e diligências a serem realizadas.
Segovia reconheceu “ambição” na meta de concluir todas as investigações neste ano e disse que o resultado também é esperado por Cármen Lúcia. Indagado sobre eventual influência dessas investigações na disputa eleitoral neste ano, o diretor respondeu que a apuração das denúncias é responsabilidade da PF: “A Polícia Federal não teme a investigação, porque esse, na realidade, é nosso atributo maior, que é fazer a investigação e entregar para a sociedade, para o Poder Judiciário, todos os fatos relacionados a essas investigações. Qualquer conclusão que seja da investigação tem que vir no final, realmente para a Justiça e para o público. Nós trabalhamos para o povo brasileiro e a gente quer justamente a conclusão dessas investigações, para o bem ou para o mal”, concluiu.
Caso Temer - Questionado sobre a meta de conclusão de um dos inquéritos, no qual o presidente Michel Temer é suspeito de beneficiar a empresa Rodrimar na concessão de terminais no Porto de Santos, Segovia evitou estipular prazo para o término, dizendo que isso depende do delegado responsável, Cleyber Malta Lopes: “Está em andamento o inquérito, foram enviadas as perguntas ao presidente Temer e a gente agora aguarda as respostas”, disse o delegado. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS