Nota do blog levantou informações iniciais que geraram a prisão de Garotinho e Rosinha
22/11/2017 14:01 - Atualizado em 22/11/2017 18:49
Uma nota publicada aqui em maio deste ano, com o título "Delação da JBS chega a Campos", que foi o desdobramento de uma nota publicada aqui pelo jornalista Ricardo André no seu blog Eu Penso Que, levantou a informação que a delação da JBS na Operação Lava-Jato chegava a Campos.
O post mostrava que uma nota fiscal emitida em 01 de setembro de 2014 pela Ocean Link Solutions, relativa a um serviço fictício no valor de R$ 3.004.160,00, foi usada para propina segundo Ricardo Saud, delator da JBS. O valor teria sido direcionado para pagamento de propina ao ex-senador e ex-ministro Antonio Carlos Rodrigues, do PR, partido da ex-prefeita Rosinha e do ex-governador Anthony Garotinho.
Uma outra nota publicada aqui no mesmo dia, dando prosseguimento à nota inicial e contando com novas informações publicadas pelo jornalista Ricardo André (confira aqui), revelava mais detalhes e documentos da nebulosa operação. Nela, eram revelados os indícios claros que o dinheiro de propina da JBS chegava a Campos para abastecer a campanha de Garotinho ao governo do estado em 2014
As notas publicadas aqui no blog também revelavam que o dono da Ocean Link Solutions era o empresário André Luiz da Silva Rodrigues, dono de outras 13 empresas. Dentre estas empresas de André, conhecido como Deca, estava a famosa Working Empreendimentos, um dos fornecedores que mais faturou no governo de Rosinha.
Um dos documentos mostrados aqui era a cópia de um TED que comprava o pagamento da propina. O pagamento foi feito no dia 08 de setembro, apenas 7 dias após a emissão da nota fiscal, saindo da conta da JBS no banco Santander para a conta da Ocean Link no Banco do Brasil, na agência Voluntários da Pátria, fechada recentemente em uma reestruturação do banco.
Posteriormente a Folha da Manhã fez várias matérias sobre o caso, sendo seguida depois por outros veículos de comunicação. Assustado com a repercussão, com a farta documentação, com a facilidade da polícia em saber para onde foi o dinheiro da propina depositado na agência do Banco do Brasil em Campos, e vendo que ia acabar arcando sozinho com o problema, Deca negociou a sua delação.
Em sua delação, Deca revelou toda a operação da propina da JBS e ainda contou detalhes de doações eleitorais feitas em várias eleições, segundo ele, obtidas através de coação. A delação foi a base para a prisão de Garotinho e Rosinha hoje, além de decretar a prisão também do ex-ministro Antonio Carlos Rodrigues, do ex-secretário Suledil Bernardino e do ex-subsecretário Thiago Godoy.
Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 98ª Zona Eleitoral. Em sua defesa, Garotinho alegou perseguição. Confira aqui no blog do ex-governador a sua defesa em nota oficial, na íntegra. Confira aqui e aqui no Folha 1, aqui, aquiaqui no ótimo blog Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro, informações atualizadas sobre as prisões e o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]