Prefeitura de Campos pensa em ação com Embrapii
Dora Paula Paes 20/11/2017 17:59 - Atualizado em 25/11/2017 14:53
Paulo Pinheiro
O primeiro fruto da audiência pública para tratar a questão do desenvolvimento econômico pode ser a parceria entre a Prefeitura de Campos e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães, participou como palestrante da audiência pública realizada na Câmara Municipal, semana passada, que teve como propositora a vereadora Josiane Morumbi.
— Em breve, será assinado um acordo de cooperação entre a Prefeitura/Fundecam com a Embrapii para facilitar o desenvolvimento de projetos de inovação e de consultoria tecnológica para as empresas de Campos, visando o aumento de competitividade e novas oportunidades que venham a contribuir para o avanço do município na geração de empregos — explicou Romeu e Silva Neto, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A iniciativa será através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). Uma das apostas será na área de Inovação Industrial para as pequenas e médias empresas de Campos.
Segundo o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira, o Fundo teve suas ações reformuladas e também atuará na frente da Inovação como uma das alternativas em potencial de desenvolvimento do município.
— O Fundecam teve suas ações reformuladas, além de trabalhar com microcrédito e as novas frentes de Agricultura Familiar, Economia Solidária e o Fundecam Empreendedor, o Fundo irá atuar também na área de Inovação e a primeira ação neste sentido será este acordo de cooperação junto ao Embrapii para fomentar a adoção de processos de inovação nas plantas industriais das pequenas e médias empresas do município. Posteriormente, outras ações serão definidas através do Fundecam Inovação — explicou Rodrigo Lira.
Josiane fala sobre a possível parceria
Paulo Pinheiro
A vereadora propositora da Audiência Pública, que abordou Desenvolvimento Econômico, a também empresária, Josiane Morumbi fala da importância dessa conversa mais formal entre a prefeitura de Campos, através do Fundecam com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), oportunizado pela Audiência Pública, realizada no último dia 9.
— Se as conversas continuarem e seja celebrado um convênio entre Fundecam e Embrapii, será um convênio pioneiro, porque não existe ainda nenhum convênio assinado entre a Embrapii e um Fundo Municipal. Existem convênios assinado entre a Embrappi com fundações de apoio a pesquisa. Esse convênio abriria os horizontes para empresas de Campos, com abertura à todas as unidades Embrapii do país. Claro que vamos querer e incentivar as parcerias daqui da região, mas isso permite que outras unidades Embrapii façam parceria com as empresas de Campos e essas empresas sejam beneficiadas com a parcela delas do projeto de inovação — destaca a vereadora Josiane.
Ainda segundo Josiane, a audiência de Desenvolvimento Público, surgiu da necessidade de enfrentar a dura realidade imposta pela crise, que não é só local. “Tratar inovação é o ponto de partida. A audiência foi um projeto para buscar alternativas para nossa cidade”.
No município de Campos, o gerente do Polo de Inovação da Instituto Fluminense (IFF), Rodrigo Martins Fernandes, que integra a Embrapii.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS