Igreja de Barcelos festeja 70 anos
18/11/2017 16:34 - Atualizado em 24/11/2017 16:30
Divulgação
“Tempo de resgatar histórias, legados e testemunhos”. Esse é o sentimento da comunidade de Barcelos, em São João da Barra, pelos 70 anos da construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi reconhecida pelo bispo Dom Roberto Ferrería Paz como Quase Paróquia. O marco na história sanjoanense será comemorado entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro, com uma extensa e variada programação religiosa. Durante os dias serão celebradas missas. No dia 2 acontecerá a Hora da Graça, com o lançamento da logomarca oficial dos 70 anos, e no dia 8, a consagração da Imaculada Conceição.
Este ano a festa de Nossa Senhora da Conceição tem um motivo especial: as celebrações dos 70 anos de construção da igreja e a consolidação da devoção à Imaculada Conceição. Uma história de muitas lutas. De dedicação de homens e mulheres que contribuíram para a construção e preservação de uma tradição iniciada há décadas. “Recordar é viver, e a hora é de resgatar essas múltiplas histórias e legados da comunidade”, afirmou a Diocese de Campos.
— Será um ano muito especial para a comunidade de Barcelos. Recordar os 70 anos, fazer memória de pessoas que ajudaram a construir essa história e resgatar todo esse legado. Um tempo para comemorar e renovar a nossa fé e devoção na nossa mãe, a Imaculada Conceição. Muitas graças — destaca Nilcineia Caetano, moradora de Barcelos.
Carlos Junior, designer e responsável pela comunicação da Igreja, também criador da logo de 70 anos, relata a trajetória da instituição, registrada nas fotos amareladas pelo tempo. “A igreja num tempo que iniciava o processo de ocupação do espaço, uma procissão realizada em 1947, a participação dos moradores nas festas marcadas com momentos de homenagem a Nossa Senhora com as coroações. Imagens que contam a história da presença da fé católica na comunidade”.
Memórias também presentes na vida do tabelião aposentado João Brito e resgatadas num monumento construído na frente da igreja, doado por ele. Católico fervoroso, João conta que no início da década de 1940 aconteceu um grande movimento comunitário na comunidade de Barcelos. Por meio de uma comissão integrada por funcionários do escritório da Usina, como Vitor Diniz, Sebastião Marcílio, Silvio Faria, Benedito Lírio Chagas e Nair Paes Rangel, idealizadora de toda formação religiosa, foram angariadas 47 cabeças de gado, que, leiloadas, apurou-se a quantia de 51:000$000 contos de réis para lançar a pedra marco da construção da igreja e respectiva praça, terreno doado por Amaro Pereira Paes e sua esposa Maria Georgina Paes, pais de Nair Paes Rangel.
Para a Diocese, João Brito resgata o legado de pessoas que colaboraram para a difusão de fé na comunidade de Barcelos, destacando Nair Paes Rangel, juntamente com Lia Almeida Lacerda Brennand, conhecida carinhosamente como “Mãe Lia”, esposa do então diretor-gerente da usina, Eduardo Brennand. “Foram elas as principais catequistas de Barcelos, implantando toda a Imaculada Conceição, até a inauguração da igreja, em 8 de dezembro de 1947”.
— Todo povo fiel reunido celebra ação de graças pelo septuagésimo aniversário da construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição, sendo uma igreja missionária ramificada pelo mundo, sobretudo na luta constante pela paz. Igreja que nasce no coração de Cristo e se consagra por Nossa Senhora, que nos ensina o verdadeiro discipulado. Por isso, nossa Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria. Particularmente somos chamados a sempre mais descobrir porque nós cristãos amamos e veneramos Maria como a Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe da Igreja — destaca João Brito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS