Iniciativa visa a recuperação da mata ciliar no Paraíba
21/11/2017 18:04 - Atualizado em 24/11/2017 16:38
Bosque Fazenda São Domingos
Bosque Fazenda São Domingos / Secom - SJB
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra participou na última segunda-feira (20), do evento “Bosque Fazenda São Domingos”, realizado pelo Projeto Capivara. A ação visa a recuperação ambiental da mata ciliar da fazenda, localizada no distrito de Barcelos, entre a BR 356 e o Rio Paraíba do Sul, para que atenda às normas do Código Florestal.
A primeira fase consiste na revegetação de um alqueire em uma ilha do rio, para que colabore para a formação de uma Área de Proteção Permanente (APP), servindo de abrigo, reprodução e alimentação das capivaras. A Subsecretária de Meio Ambiente de São João da Barra, Joice Pedra, acompanhou a ação juntamente com o responsável pelo setor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Planejamento, José Carlos Chagas, e destacou sua importância.
Bosque Fazenda São Domingos
Bosque Fazenda São Domingos / Secom - SJB
– A partir da revegetação da mata ciliar, o Projeto Capivara pretende desenvolver atividades ambientais e educativas e, em médio prazo, transformar o local em uma unidade de conservação. É uma iniciativa que vai ao encontro do trabalho já desenvolvido pelo Município, de preservação, conservação e revitalização de áreas como essa, e que tem a secretaria de Meio Ambiente como parceira – destacou Joice.
O Projeto Capivara, desenvolvido por discentes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e de Engenharia Ambiental do IFF, Campus Guarus, visa entender os principais impactos ambientais existentes no rio Paraíba do Sul, distribuídos entre a região central de Campos dos Goytacazes até a sua foz (São João da Barra e São Francisco de Itabapoana) e buscar soluções para a mitigação dessas ações indesejáveis ao meio ambiente.
De acordo com o pesquisador ambiental Cleber Rangel Fiuza, a primeira etapa do projeto aconteceu entre junho de 2014 a dezembro de 2015, quando foram realizadas diversas ações de educação ambiental como palestras, exposições, dinâmicas, plantios, caminhadas ambientais e gestão dos resíduos sólidos. “Hoje estamos na segunda etapa, promovendo projetos de extensão da instituição com uma equipe multidisciplinar como: pedagoga, biólogos, engenheiros, técnicos”, explicou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS