Região com previsão de chuva até sábado
Jéssica Felipe 22/11/2017 17:48 - Atualizado em 23/11/2017 16:58
Chuva alagou SJB
Chuva alagou SJB / Divulgação
A previsão de chuva segue até sábado (24) no Norte e Noroeste Fluminense. Em Natividade, o volume atingido nessa segunda-feira (20) foi o esperado para os próximos 10 dias. Bom Jesus do Itabapoana registrou o maior nível de chuva da região, atingindo 100,4 mm nas últimas 96h. A Defesa Civil do município emitiu um alerta nessa terça (21), mas ressalta que o estado não é de emergência. Nos últimos cinco meses, a região vinha sofrendo com a mortandade de peixes, pelo baixo nível do rio. Em Itaperuna, depois de uma enxurrada levar parte de um asfalto, os rios que cortam a cidade também seguem na normalidade. Já em São João da Barra, Cardoso Moreira e São Fidélis, diversos pontos ficaram alagados com a chuva na tarde dessa quarta-feira (22). Apesar disso, a cota do rio Paraíba do Sul, inclusive para Campos, segue abaixo da taxa de transbordo, ressaltou o coordenador regional da Defesa Civil, Joelson Oliveira.
Em Natividade, as equipes da Defesa Civil passaram a quarta-feira trabalhando na limpeza e recuperação de asfalto, depois do temporal de segunda-feira, dia em que o volume de chuva atingiu 63 mm. Vários bairros ficaram alagados e as ruas do Morro de São Pedro viraram rios com as fortes correntezas. Apesar do número, a secretaria responsável informou que a taxa do rio segue dentro do esperado, apenas 30 cm acima do normal e de 2,9 cm abaixo da taxa de transbordo.
Com maior índice do Noroeste nas últimas 96h, a secretaria de Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana, emitiu uma nota nessa terça-feira. O coordenador Carlos Roberto Júnior, explicou o porquê do estado ainda não ser emergencial. “Devido à quantidade de chuva do dia anterior, houve uma alta no nível do rio, por isso emitimos o alerta. Ainda não é alerta de transbordo, só de elevação. Cota normal 1 m, transbordo 2,1 m. Nessa quarta chegou a atingir 1,3 m. Subiu em torno de 60 cm, está acima da cota normal, mas, ainda está abaixo da cota de transbordo”.
  • Chuva alagou SJB

    Chuva alagou SJB

  • Chuva alagou SJB

    Chuva alagou SJB

  • Chuva alagou SJB

    Chuva alagou SJB

  • Chuva alagou SJB

    Chuva alagou SJB

  • Chuva alagou SJB

    Chuva alagou SJB

  • Chuva alagou SJB

    Chuva alagou SJB

Carlos Roberto completou explicando que nos últimos cinco meses, o rio estava bem abaixo da normalidade. “Por isso, mesmo com essa alta nesses últimos dois dias, ainda não há estado de vigilância. Mas, o trabalho da Defesa Civil aqui está sendo de monitoramento nos rios, das encostas, e de limpeza dos bueiros, desde setembro”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Bom Jesus.
Em São João da Barra, a chuva deixou vários pontos alagados na cidade, os principais foram registrados na avenida Rotary, próximo ao Colégio Cenecista, rua dos Passos, em frente ao bar do Palmeirinha, em frente ao Ciep, rua São Benedito, em frente ao Fórum, cruzamento das ruas João Francisco de Almeida e São Pedro. A Prefeitura informou que além das bombas, acionadas automaticamente quando acontecem alagamentos nesses pontos críticos, a Defesa Civil prestou assistência com dois caminhões de sucção para agilizar a retirada da água acumulada nas ruas. “O nível do rio Paraíba do Sul é de 5,20 metros, porém a chuva não interfere no nível do rio, devido proximidade com a foz”, esclareceu o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis.
Já em Cardoso, o bairro afetado foi o de Palestina. Segundo a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil do município, a estrada que faz divisa com São Fidélis, ficou bloqueada pela água.
Para o coordenador regional da Defesa Civil, Joelson Oliveira, o panorama geral da região é de controle. “A situação está tranquila, os níveis estavam muito baixos, estão sendo normalizados e monitorados, por enquanto, sem risco de transbordo. Para as chuvas, a previsão é até sábado”, informou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS