Black Friday abre temporada de venda
Dora Paula Paes 21/11/2017 21:25 - Atualizado em 22/11/2017 15:27
O comércio online e físico já abriu a temporada Black Friday. O movimento é relativamente novo no Brasil, mas não passa despercebido pelos consumidores e ganha cada vez mais força no calendário do varejo. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 39% dos consumidores têm a intenção de fazer compras na Black Friday de 2017, que será no dia 24 de novembro, e 43% também pretendem comprar, dependendo dos preços e descontos ofertados.
Entre os que pretendem comprar este ano, 72% consideram a data um momento oportuno para adquirir algo que estejam precisando com preços baixos. Já entre os que não pretendem comprar no evento, os principais motivos são falta de dinheiro (23%), considerar que o momento econômico não é favorável para compras (18%) e a crença de que a promoção anunciada não seja real (16%).
Em 2016, 39% fizeram compras na Black Friday. Em relação ao ano passado, 31% pretendem comprar mais produtos no evento deste ano e 27% comprar menos. Já 24% pretendem gastar mais e 39% gastar menos. A pesquisa identificou que as os celulares e smartphones (29%), roupas (28%) e os eletrodomésticos (25%) serão os produtos mais comprados neste ano.
O SPC Brasil entrevistou 1.616 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.
Procon — Atento a essa movimentação no comércio, o Procon Estadual está em ação com diversas atividades, prestando informação aos consumidores, monitorando e fiscalizando sites e lojas físicas para identificar e autuar possíveis ofertas enganosas. O consumidor poderá tirar dúvidas e denunciar irregularidades pelos telefones 151 ou (21) 2216-8686, da Ouvidoria. O Procon Estadual destaca que reclamações formais podem ser realizadas nos postos de atendimento, por meio do site Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) ou pelo aplicativo gratuito Meu Procon-RJ, que pode ser baixado em smartphones que usam o sistema Android.
Em Campos, a comerciária em uma loja de roupas, Ana Lúcia Pinto, disse que a expectativa é boa para a Black Friday. “A promoção é tão boa que o consumidor se anima a comprar”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS