Pezão e Hartung no Açu para parceria por ferrovia RJ-ES
08/11/2017 11:39 - Atualizado em 08/11/2017 19:10
  • Governadores visitam Porto do Açu

    Governadores visitam Porto do Açu

  • Governadores visitam Porto do Açu

    Governadores visitam Porto do Açu

  • Governadores visitam Porto do Açu

    Governadores visitam Porto do Açu

Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), estiveram no Porto do Açu, em São João da Barra, nesta quarta-feira (8) para celebrar uma parceria para o desenvolvimento do projeto da EF 118, ferrovia que ligará os dois estados, passando pelo complexo portuário sanjoanense. Eles assinaram uma carta, endereçada ao presidente Michel Temer (PMDB), reiterando a importância da instalação de um corredor ferroviário entre as cidades do Rio de janeiro e Vitória.
Pezão afirmou que ligou para Temer e o presidente agendou uma reunião na próxima terça-feira (14) para tratar do assunto. “A gente tem de ver se esses recursos serão destinados para cá. Vamos lutar juntos, os dois estados, e por isso a gente quer conversar com o presidente Michel Temer imediatamente para ver se a gente faz essa parceria e destina esses recursos dessa concessão pra fazer esse trecho. Vai ter uma parte pública e uma parte privada”.
Hartung, governador do ES, ressaltou a necessidade da parceria entre os dois estados. "Precisamos 'amarrar os bigodes'. Ao invés do Rio puxar pra lá e o Espírito Santo puxar pra cá; ao invés dos empresários cariocas puxarem para um lado e os empresários capixabas pro outro, a gente quer somar forças para ir ao presidente da República. Isso vai criar um pulmão de logística que não é para o Rio, não é para o Espírito Santo, é para o Brasil. Se ficarmos olhando para o próprio umbigo, vamos perder esse recurso", disse.
Autorizada pelo governo federal ainda em 2015, como parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff, a construção da linha férrea tem orçamento inicialmente previsto de R$ 5,5 bilhões e a concessão será por meio de Parceria Público Privadas (PPP). O Governo do RJ chegou a negociar com empresários chineses investimentos para o empreendimento.
Os prefeitos de SJB, Carla Machado (PP); de Campos, Rafael Diniz (PPS), e de SFI, Francimara Barbosa Lemos (PSB), além de vereadores e membros das administrações municipais e dos Estados, deputados estaduais e federais também estiveram no Porto do Açu para o evento.
A prefeita Carla Machado afirmou que a concretização da ferrovia que ligará os dois estados será de fundamental para o desenvolvimento da região. “Com certeza, a região Norte Fluminense, que detém um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, logo estará promovendo o desenvolvimento da nossa nação, sendo benéfico não só para nós aqui. O futuro é aqui em SJB, no norte do Estado”.
Para Rafael Diniz, a ferrovia “é mais uma luz que se abre não apenas para Campos, mas para toda região, que precisa repensar as cidades para além dos royalties”. O prefeito afirmou, ainda, que “esse caminho surge como uma das grandes chances de desenvolvimento da nossa região”.
Veja a carta que foi assinada pelos governadores e pelo presidente da Prumo Logística, empresa responsável pelo Porto do Açu, José Magela. O documento também foi assinado por entidades de classe, como Firjan, FINDES, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Espírito Santo em Ação, entre outros:
Mais informações na edição desta sexta-feira (9) da Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]