Ferrovia EF 118 tem lançamento no Porto
Jéssica Felipe 07/11/2017 19:58 - Atualizado em 08/11/2017 15:09
Porto do Açu
Porto do Açu / Divulgação
Iniciado em 2015, o projeto da EF 118, que ligará os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, começa a dar indícios de que sairá do papel. Acontece nesta quarta-feira, às 10h30, na sede do Porto do Açu, o evento de lançamento, que contará com a presença dos prefeitos de Campos e São João da Barra, Rafael Diniz e Carla Machado, além do governador do Rio de Janeiro, Luís Fernando Pezão e do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Os governadores assinarão uma carta, que será endereçada ao presidente da República, reforçando os principais pontos e importância da ligação ferroviária.
Apresentado através de audiências públicas e autorizado pelo governo federal ainda em 2015, o projeto da ferrovia, que faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo governo Dilma Rousseff, e que ligará os dois estados, tem orçamento previsto inicialmente de R$ 7,6 bilhões, concebido por meio de Parceria Público Privada (PPP).
Segundo assessoria de comunicação da Prumo Logística, a ligação ferroviária entre o Rio e Vitória estava prevista na primeira fase do PIL, lançado em 2012. Em 2015, quando o programa foi revisto, a ligação foi mantida - dada sua importância para o desenvolvimento dos dois estados. Desde então, foram realizadas audiências públicas (promovidas pela ANTT) e desenvolvidos estudos de projeto.
O Governo do Rio chegou a negociar com empresários chineses investimentos para o empreendimento. O esboço inicial desenvolvido por cariocas e capixabas prioriza o aproveitamento das linhas férreas já existentes no Estado e parte para uma proposta inovadora, propondo um corredor ferroviário de uso múltiplo. Do total de 558 quilômetros da nova Estrada de Ferro Rio-Vitória, 374 km serão construídos do zero.
Para Carla, “a implantação da Ferrovia EF-118 representa muito para a região e para São João da Barra, em particular, já que passará pelo Porto do Açu. Por fazer a ligação, também, a outras regiões produtoras do país, alavancará a movimentação comercial no Porto, com reflexos positivos na arrecadação municipal e no crescimento do empreendimento de uma forma geral. Lembrando que nele estão depositadas as esperanças de milhares de pessoas em termos de oportunidades. Ressalta-se, no projeto da ferrovia, a importância das parcerias públicas privadas, nas quais sempre acreditamos como uma das saídas para o desenvolvimento de toda região”, considerou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS