SJB: Prefeitura faz reunião em escola de Barcelos sobre suspeita de meningite ou dengue hemorrágica
01/11/2017 20:48 - Atualizado em 01/11/2017 20:54
Uma equipe da Prefeitura de São João da Barra esteve na tarde desta quarta-feira (1) na Escola Municipal Elysio de Magalhães, onde estudava o adolescente que morreu no último domingo (29), no Hospital Geral de Guarus (HGG), e que teve o pré-laudo emitido pela unidade hospitalar apontando como possíveis causas do óbito meningite meningocócica ou dengue hemorrágica. As subsecretárias de Saúde (Keth Miranda) e de Educação (Denise Machado) estiveram na reunião, que também contou com a participação de médico e representantes do controle de endemias. O objetivo foi tranquilizar pais de alunos, e demais membros da localidade, sobre medidas de prevenção, alegando que não há motivo para pânico.
Os pais de alunos fizeram vários questionamentos, cobrando imunização aos filhos, bem como medidas a serem adotadas em locais de uso comum, como bebedouros, por exemplo. A equipe da Prefeitura informou diversas vezes que não havia necessidade de alarde. Segundo participantes do encontro, chegou a ser comentado que os sintomas da meningite, doença que mais assusta devido à gravidade, caso houvesse contaminação, teriam se manifestado em 48 horas — e não há informação de nenhum caso suspeito.
As aulas seguirão normalmente, conforma cronograma. porém, alguns pais informaram que não vão deixar seus filhos frequentarem a unidade escolar até que haja uma informação oficial descartando a possibilidade de meningite como causa da morte do estudante. Foi informado que a previsão para o resultado dos exames das amostras enviadas ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) seja conhecido até o fim da próxima semana.
O caso — Um adolescente de 14 anos, morador do distrito de Barcelos, em São João da Barra, morreu no domingo, no HGG), após ter ficado internado na Santa Casa de SJB pela manhã e na noite anterior. De acordo com o pré-laudo emitido pelo HGG, a provável causa da morte seria meningite meningocócica ou dengue hemorrágica. Médica da Santa Casa de SJB, Gabriela Dionísio informou que a equipe que teve contato com o adolescente passou por uma quimioprofilaxia.
As prefeituras de Campos e SJB informaram que amostras foram enviadas para laboratórios com intuito de confirmar a causa da morte. A Prefeitura de SJB disse, ainda, em nota, que este “é o primeiro caso suspeito das duas doenças no município em 2017 e as medidas de profilaxia estão sendo tomadas pela secretaria, mesmo antes do diagnóstico, junto à família e à Santa Casa de Misericórdia, onde o paciente foi atendido antes da remoção. A secretaria tranquiliza quanto à Santa Casa, que não oferece riscos a população. O município realiza ações de combate ao mosquito aedes aegypti e irá intensificar os trabalhos na região da residência do paciente”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]