Adolescente de SJB morre com suspeita de meningite ou dengue hemorrágica no HGG
30/10/2017 13:36 - Atualizado em 30/10/2017 20:31
*Com informações da repórter Paula Vigneron, da Folha da Manhã:
Um adolescente de 14 anos, morador do distrito de Barcelos, em São João da Barra, morreu na tarde desse domingo (29), no Hospital Geral de Guarus (HGG), após ter ficado internado na Santa Casa de SJB pela manhã e na noite anterior. De acordo com o pré-laudo emitido pelo HGG (que pode ser conferido abaixo) a provável causa da morte seria meningite meningocócica ou dengue hemorrágica. Médica da Santa Casa de SJB, Gabriela Dionísio informou que a equipe que teve contato com o adolescente passou por uma quimioprofilaxia. Ainda segundo a médica, não pode ser afirmada a causa da morte porque não houve tempo para serem feitos exames conclusivos. Material coletado para exames antes de o paciente ser transferido para Campos será analisado para confirmação da doença que levou o paciente a óbito. O corpo do adolescente não chegou a passar por autópsia.
Laudo do HGG mostra possíveis causas da morte
Laudo do HGG mostra possíveis causas da morte / Reprodução
Familiares da vítima informaram que o adolescente começou a se sentir mal na última quarta-feira (25) e foi atendido na unidade de urgência de Barcelos, onde ficou no soro e, após o atendimento, voltou para casa. Na sexta-feira (27), o jovem foi levado para a Santa Casa de SJB. Exames apontaram baixa de plaquetas, mas o menino, após atendimento, voltou para sua residência e a família teria sido orientada para retornar ao hospital em três dias. Porém, no sábado (28), o quadro clínico piorou e ele foi levado de volta à Santa Casa, onde ficou internado. No domingo a situação se agravou e o adolescente foi transferido para o HGG por volta das 12h, onde morreu às 17h.
Na declaração de óbito a morte é apontada como “causa indeterminada”. Familiares da vítima afirmam que a unidade hospitalar informou que eles deveriam procurar a Delegacia de Polícia para que a autópsia fosse realizada. Ainda segundo eles, na DP, informaram que não havia nada a ser feito, já que a morte não teria nenhuma ligação com caso policial.
Atualização às 16h02 — A Prefeitura de SJB emitiu nota oficial sobre o caso na tarde desta segunda-feira (30). Confira: “A secretaria de Saúde de São João da Barra aguarda o resultado dos exames que serão realizados no Lacen [Laboratório Central Noel Nutels], no Rio de Janeiro, para a confirmação do diagnóstico do paciente que veio a óbito na tarde do último domingo, 29 de outubro, após ser removido para o Hospital Geral de Guarus, na cidade de Campos dos Goytacazes, com suspeita de dengue hemorrágica ou de meningite. É o primeiro caso suspeito das duas doenças no município em 2017 e as medidas de profilaxia estão sendo tomadas pela secretaria, mesmo antes do diagnóstico, junto à família e à Santa Casa de Misericórdia, onde o paciente foi atendido antes da remoção. A secretaria tranquiliza quanto à Santa Casa, que não oferece riscos a população. O município realiza ações de combate ao mosquito aedes aegypti e irá intensificar os trabalhos na região da residência do paciente”.
Atualização às 20h28 — Em nota enviada pela assessoria da Prefeitura de Campos, “a superintendência do Hospital Geral de Guarus (HGG) informa que foram coletadas amostras de hemocultura, hemograma completo, eletrolitos e exames de coagulação e encaminhadas para o Lacen. A secretaria de Saúde de São João da Barra está em contato com familiares para quimioprofilaxia. A Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Campos vem mantendo contato permanente com as autoridades de Saúde da Prefeitura de São João da Barra”.
Questionada sobre a necessidade de familiares procurarem uma delegacia para que o corpo da vítima fosse encaminhada para autópsia, o que acabou nem sendo feito, e se esse era o procedimento correto, a Prefeitura de Campos não respondeu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]