Natal: o melhor em quatro anos
Dora Paula Paes 28/10/2017 16:14 - Atualizado em 01/11/2017 16:28
O Natal 2017 pode não ser igual aos quatro últimos passados, quando o país estava no auge da crise econômica, inflação estratosférica, preços e juros irreais e presentes minguados nas árvores. Faltando um pouco menos de dois meses para a melhor data comemorativa do comércio varejista, com início da movimentação de compras, a projeção é de retomada do consumo. O melhor Natal desde 2013. Os comerciantes estão de dedos cruzados e já fazem contas. Em Campos, a expectativa é, realmente, de mais dinheiro em circulação na praça.
Dados da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estão prevendo que esse será o melhor Natal em 4 anos, com aumento nas vendas e na abertura de vagas temporárias. A estimativa é de que R$ 34,3 bilhões serão movimentados até dezembro, um avanço de 4,3% nos negócios do varejo. “É uma notícia que se insere no contexto de recuperação do consumo: baixa inflação, queda de juros, recuperação do mercado de trabalho e da confiança do consumidor, que está menos recesso de comprar e assumir prestações”, afirma Fábio Bentes, economista da CNC.
Os presidentes de entidades como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Joilson Barcelos, e da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), José Luiz Lobo Escocard foram questionados sobre a projeção otimista da CNC.
— Existe realmente a expectativa de que o Natal deste ano tenha uma circulação maior de dinheiro na praça em comparação com o ano passado. Muitos consumidores que estavam inadimplentes recuperaram o crédito e estão voltando ao consumo. Isso é muito importante. Esse otimismo de que a economia vai melhorar é combustível importante neste cenário de retomada do consumo. Acreditamos que as vendas possam crescer entre 7 e 10% em relação ao ano passado em alguns segmentos. O fato de a taxa de juros estar caindo é outro ingrediente animador — destaca Joilson Barcelos.
O presidente da Acic, José Luiz Lobo Escocard, por outro lado, não está tão otimista como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Mas acredita que haverá um aumento entre 4 % a 6% na geração de empregos temporários e crescimento de até 4% em relação as vendas no varejo. De acordo com o presidente, essa demanda já registrou melhoras desde o Dia das Crianças e deve estender até o Natal.
Contratações temporárias terão aumento
O presidente da Acic, José Luiz Lobo, ao falar de recuperação, ainda, lembra que 2018 será ano eleitoral e o comércio precisa se unir. “Acreditamos, que o comércio campista já aponta sinal de melhoras, mas está longe do que os empresários esperavam. Mas já é um bom sinal da retomada do crescimento. Para 2018, a orientação é cautela, já que será um ano de eleições para presidente e governadores. A Acic já pensa em reunir alguns segmentos da sociedade para uma mesa redonda, visando ouvir os anseios dos empresários, para juntos tomarmos medidas que venha contribuir para o aquecimento do setor do comércio campista”, ressalta.
Ainda com base em números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, também haverá aumento no número de efetivação dos trabalhadores temporários, que deve chegar a 27% depois do Natal. A média nos últimos anos ficou em 15%.
Quanto aos setores que mais devem empregar são os de vestuário (48,9 mil vagas) e o de hiper e supermercados (10,4 mil vagas). São esses dois setores que também costumam responder por 60% das vendas natalinas.
— Quando a questão dos empregos temporários isso vai variar de segmento para segmento. Achamos que poderemos ter em Campos um crescimento entre 3% e 5% em relação as contratações no ano passado — disse o presidente da CDL, Joilson Barcelos. Ele não falou sobre projeção de efetivação no município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS