Homenagem a Drummond no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel 31/10/2017 20:40 - Atualizado em 03/11/2017 18:36
A sessão desta quarta-feira do Cineclube Goitacá abordará ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade. Apresentado pelo produtor cultural Antônio Luiz Baldan, o filme “Consideração do poema” (2011), produzido pelo Instituto Moreira Salles, com direção de Gustavo e Flávio Rosa de Moura e Eucanaã Ferraz, homenageia o poeta brasileiro, que é considerado o mais influente do século XX. A exibição terá início às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado na esquina da rua Conselheiro Otaviano com a Treze de Maio, no Centro de Campos. A entrada é gratuita. O filme tem 70 minutos de duração.
Com o lançamento de “Consideração do Poema”, o Instituto Moreira Salles teve como objetivo festejar a data do nascimento de Drummond, que, se fosse vivo, teria completado 115 anos no dia de ontem. Desde 2011, o 31 de outubro passou a fazer parte do calendário cultural do país como o Dia D, como forma de difundir a obra do poeta mineiro. A inspiração veio do Bloomsday, dia em que os irlandeses comemoram a vida e a obra do romancista James Joyce, em 16 de junho.
— Eu já faço uma parceria com o Instituto Moreira Salles há alguns anos. Desde quando foi criado Dia D para homenagear o Drummond, sempre venho fazendo alguma atividade aqui em Campos. Como a gente tem o Cinecluibe toda quarta-feira, decidi aproveitar o fato desta ser um dia depois do Dia D e apresentar essa edição como forma de homenagem. Eu já tinha o filme comigo, é muito bom. Então, resolvi unir o útil ao agradável — disse Antônio Luiz Baldan.
Em “Consideração do Poema”, vários poetas, escritores, compositores, atores, professores e outras figuras públicas leem seus poemas prediletos de Carlos Drummond de Andrade, escolhendo se comentam ou não. Entre eles, estão nomes importantes da cultura brasileira como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Hatoum, Fernanda Torres, Adriana Calcanhotto, Cacá Diegues, Antonio Cícero, Paulo Henriques Brito, Chacal e Marília Pêra. Desta forma, o filme funciona como um cartão de visitas do Dia D, que é marcado por comemorações do aniversário de Drumond em todo o país, com a programação divulgada no site www.diadrummond.com.br.
— No filme, a gente tem uma quantidade enorme de pessoas declamando os poemas do Drummond. Não chega nem a ser um documentário. Podemos falar que é uma homenagem muito bem feita, com pessoas renomadas, como Caetano Veloso e outros, declamando Drummond. Tem muita gente que gosta imensamente do trabalho dele, inclusive o pessoal da música, que participa bastante desta homenagem — completou o apresentador.
Entre os poemas de Drummond recitados no filme, estão: “O elefante”, “Memória”, “Poema de sete faces”, “Fraga e a Sombria”, “Canto Esponjoso”, “Cerâmica”, “Também já fui brasileiro”, “Elegia 1938”, “Comunhão”, “Inocentes do Leblon”, “História natural”, “Áporo”, “A ingaia ciência”, “O amor bate na aorta”, “Cantiga de viúvo”. “José Legado”, “Balada do amor através das idades”, “Necrológico dos desiludidos do amor”, “Anedota búlgara”, “Um boi vê os homens”, “O rei menino”, “Em face dos últimos acontecimentos”, “Poema da necessidade”, “Desdobramento de Adalgisa”, “Amar”, Destruição”, “A Flor e a Náusea”, “Confissão”, Cidadezinha qualquer”, “Elegia”, “Quadrilha”, “Oficina irritada”, “Elegia a um tucano morto”, “Especulações em torno da palavra homem”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS