Chuvas Capixabas Atingem 19 Cidades
Nino Bellieny 17/12/2016 10:45

Viviane Machado Do G1 ES

Até agora 19 municípios do Espírito Santo foram afetados pelas  chuvas no estado ontem, 16 de novembro. Em Cachoeiro de Itapemirim,  o rio que corta a cidade transbordou e invadiu ruas e casas. Ao todo, foram mais de 600 que precisaram sair de suas casas. Uma pessoa morreu soterrada e outro morreu afogado após cair em um córrego. Três pessoas morreram na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, no lado mineiro. Confira o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas: - Castelo: 78,27 mm - Alegre: 59,43 mm - Cachoeiro de Itapemirim: 58,62 mm - Água Doce do Norte: 47,57 mm - Guarapari: 46,6 mm - Pancas: 42,78 mm - Mimoso do Sul: 35,8 mm - Itapemirim: 35,3 mm Os outros municípios tiveram acumulado menor que 30 mm. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais (CEMADEN). Castelo (78.27), Alegre (59.43), Cachoeiro de Itapemirim (58.62),Água Doce do Norte (47.57)Guarapari (46.6),Pancas (42.78), Mimoso do Sul (35.8), Itapemirim (35.3). Demais municípios tiveram acumulado inferior a 30 mm nas ultimas 24h. Confira o balanço da Defesa Civil em 19 municípios afetados:
Moradores de Iconha limpam ruas após alagamento, no ES (Foto: Paula Bonadiman/ Leitora de A Gazeta)Moradores de Iconha limpam ruas após alagamento, no ES (Foto: Paula Bonadiman/ Leitora de A Gazeta)
Afonso Cláudio No município foi registrado um deslizamento de terra e um deslizamento de rochas. Uma casa foi danificada e seis pessoas ficaram desalojadas. Água Doce do Norte Em Água Doce do Norte, um bairro inteiro ficou alagado na noite desta quinta-feira (15). No interior, os córregos transbordaram, árvores e pontes caíram e há muitas barreiras nas estradas. No distrito de Santo Agostinho, o córrego que dá nome à comunidade transbordou e alagou toda a parte baixa. Mais de 50 casas foram alagadas. De acordo com a Defesa Civil, um homem caiu no córrego e morreu afogado. Assustada com a possibilidade de ter a casa alagada, uma idosa infartou e também morreu. Pelo menos 10 pontes foram perdidas na região. O bairro Cristo Rei inteiro ficou alagado. Mais de 40 casas foram atingidas. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o nível dos córregos já baixou, mas ainda está alto em relação ao normal. Muniz Freire Foram registrados deslizamentos de terra no município. Em um deles, no bairro Mata do Barão, uma pessoa morreu soterrada. Em outro, 3 casas desmoronaram e 12 famílias ficaram desabrigadas. A Defesa civil municipal continua fazendo levantamento de danos e prejuízos e estima que cerca de 60 pessoas foram afetadas. Pancas Uma forte chuva atingiu Pancas nesta quinta-feira por volta das 17h40s. Foram 42,78 mm de chuva em menos de uma hora, que deixou várias ruas alagadas sendo elas, parte das Avenidas Antônio Cabalini e Laurindo Barbosa. Nenhuma casa foi alagada, mas uma casa no bairro Nilton Sá teve sua cobertura arrancada. Ninguém ficou ferido. Ainda vários calçamentos foram arrancados com a força da água em diversos pontos do município. Jeronimo Monteiro O rio que corta a cidade transbordou inundando algumas ruas. Não houve registros de edificações afetadas. No centro da cidade, houve um deslizamento de terra que atingiu uma casa de máquina de um lava jato. O local já foi controlado e liberado. Mimoso do Sul Na madrugada da quinta-feira (14), uma pedra descolou no alto do morro causando um deslizamento de grandes proporções. Ao todo, seis casas foram atingidas e o posto de saúde foi totalmente destruído. Duas pessoas ficaram levemente feridas e os bombeiros isolaram a área e retiraram as famílias de residências próximas. No total, 40 famílias ficaram desabrigadas e 13 famílias desalojadas. O município colocou em prática o seu plano de contingência.
Chuva provocou deslizamento em Baixo Guandu (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Chuva provocou deslizamento em Baixo Guandu (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Baixo Guandu Algumas pontes do município foram danificadas e uma casa foi destelhada. O acesso ao bairro Rosário I, no interior do município, está restrito. Alegre No município de Alegre, a forte chuva fez uma barreira cair, o que interditou parcialmente a BR-482. Na saída de Alegre para Guaçuí, também caíram árvores. A ES-387 está interditada por causa de alagamento. O bairro mais afetado foi Vila do Sul, que fica próximo ao Centro de Alegre. Moradores enviaram vídeos e fotos que mostram a força da água que chegou a passar por cima da ponte. Rio Novo do Sul Uma enxurrada atingiu o município obstruindo várias vias e acesso à região Serrana e Interior. Além disso, a BR-101 está interditada entre os km 384 e 390 devido a deslizamentos de terra. Conceição do Castelo Uma inundação aconteceu no município por causa do aumento do nível do rio, causando alagamento em várias ruas da cidade.
Chuva forte alaga Iconha, no Sul do ES (Foto: Dayana Veneli)Chuva forte alaga Iconha, no Sul do ES (Foto: Dayana Veneli)
Iconha Em Iconha, a forte chuva causou alagamentos.  A Defesa Civil municipal disse que desde 1994 a cidade não registrava uma enchente assim. Na BR-101, estrada de acesso ao município, vários pontos tinham deslizamentos ou árvores caídas. A ponte da entrada da cidade chegou a ser interditada porque o nível do rio subiu mais de cinco metros. À tarde, muitas casas ainda estavam alagadas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros usavam barcos para resgatar vítimas ou levar alimentos. Piúma Devido à alta vazão do rio de Iconha, foi necessário abrir um desvio. Foram registrados 4 deslizamentos de terra, 12 quedas de árvores. Anchieta Foi registrado alagamento em diversos locais das cidades. A defesa civil municipal ainda está levantando dados sobre as ocorrências. A situação no município já foi normalizada. Alfredo Chaves Devido ao alto volume do rio, houve inundação na cidade. Duas edificações foram destruídas e duas famílias ficaram desalojadas.
Cachoeiro de Itapemirim O nível do rio Itapemirim, que corta o município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul Espírito Santo, subiu após as fortes chuvas que caíram na região nesta quinta-feira (15) e na madrugada desta sexta-feira (16). Ruas da cidade que ficam próximas ao rio foram tomadas pela água. Na quinta-feira, o rio tomou conta das ruas do bairro Coronel Borges. A água invadiu várias casas do bairro, o campo de futebol que fica no local ficou completamente alagado. O comerciante Flávio tirou equipamentos que tinha dentro da loja porque ficou com medo dos alagamentos. “Tem uma parte de cima, que já passamos tudo para lá, e o que tinha embaixo colocamos em cavalete, mas tem uns amigos que estão ilhados ainda”, disse o comerciante Flávio Melo. No Centro, garagens de prédios e estacionamentos ficaram cheios de água. Na avenida Beira Rio, embaixo da ponte de ferro, os carros ainda conseguiam passar, mas por volta das 16h o trânsito foi fechado. Presidente Kennedy Foram registradas uma ocorrência de árvore caída na estrada e uma casa foi interditada pela Defesa Civil Municipal devido ao risco de desabamento. Duas pessoas ficaram feridas, seis desalojadas e uma edificação ficou danificada. Guarapari Em Guarapari, uma árvore caiu. Durante o corte da árvore, o local precisou ser evacuado por causa de um alagamento. A Defesa Civil ainda levanta dados de outras ocorrências. Brejetuba Ocorreram alguns deslizamentos de terra no município. O município relatou ter atendido uma ocorrência de soterramento em apoio ao município de Mutum, em Minas Gerais, com registro de três mortos e quatro feridos. Castelo Foram registrados deslizamentos de terra que atingiram os bairros Garagem, Pouso Alto e Niterói. As rodovias de acesso ao município ficaram parcialmente interditadas e a cidade ficou sem energia. Ibatiba Deslizamentos de terra interditaram estradas na zona rural do município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS