Explicando as Tendências (2)
Marcos Almeida 03/11/2016 15:05

tumblr_n9grvp5Gkm1s117ddo1_540Ainda sobre as Tendências Fitness (aqui) para o próximo ano, em divulgação feita pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), na sua tradicional previsão anual, na sua 2ª parte, assim como prometido.

Me parecem todos os itens bem antenados com o futuro e presente da Motricidade Humana, valendo a reflexão sobre os temas  e avaliando o mercado. Abaixo, as 10 categorias restantes, finalizando com as 20 Tendências para 2017. Bons treinos!

11. Fitness programs for older adultsProfissionais de fitness e saúde devem tirar proveito do mercado crescente de idosos, fornecendo programas de exercícios adequados à idade e que sejam seguro para este público, onde parece mais saudável do que outras gerações. O adulto mais velho (o atlético) pode ser alvo de organizações comerciais e comunitárias para participar de programas de exercícios mais rigorosos, incluindo treinamento de força, esportes de equipe e HIIT, quando apropriado. Mesmo os idosos frágeis podem melhorar seu equilíbrio e sua capacidade de realizar atividades de vida diária quando são dadas adequadas atividades de programa de fitness funcional. Profissionais de saúde devem considerar o desenvolvimento de programas de fitness para pessoas de idade de aposentadoria e preencher o seu tempo livre durante o dia.

12. Functional fitness: A aptidão funcional é definida como usar o treinamento de força para melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força e a resistência,melhorando a capacidade para realizar atividades da vida diária. Fitness funcional replica atividades físicas reais e que podem fazer em função de sua rotina diária.

13. Outdoor activities: Caminhadas, canoagem, caiaque e jogos ou esportes são exemplos de atividades ao ar livre. Atividades ao ar livre também podem incluir programas de alta aventura como viagens de acampamento durante a noite e escalada.

14. Group personal training: O treinamento pessoal em grupo continua a ser uma tendência em 2017. O personal trainer continuará a fornecer o serviço pessoal que os clientes esperam do treinamento, mas agora em um pequeno grupo tipicamente de dois a quatro, oferecendo potencialmente descontos para cada membro do grupo. Isso cria um incentivo para que os clientes agrupem pequenos grupos, em oposição a um treinamento pessoal individual e muitas vezes um pouco mais caro.  Nestes tempos econômicos difíceis, os treinadores pessoais estão sendo mais criativos na forma como organizam sessões de treinos e como comercializam para pequenos grupos. Treinar duas, três ou quatro pessoas ao mesmo tempo em um pequeno grupo parece fazer sentido econômico tanto para o treinador quanto para o cliente.

15. Wellness coachingCoaching de bem-estar é a integração da ciência de mudança comportamental com promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Coaching de bem estar muitas vezes usa uma abordagem semelhante a um personal trainer, como treinador de apoio, orientação, encorajamento e confirmação quando metas de curto e longo prazo são alcançados. O treinador de bem estar se concentra nos valores, necessidades, visão, aspirações e metas do cliente. De acordo com a pesquisa de tendências de 2017 (e resultados de pesquisas passadas), parece que alguns treinadores pessoais e outros profissionais de saúde e fitness estão agora adotando o coaching de bem estar e suas técnicas de comportamento.

16. Worksite health promotor: Muitos programas de promoção de saúde no local de trabalho são fisicamente realizados dentro da empresa ou corporação, embora existam outros feitos em locais separados da empresa. Estes programas são projetados para melhorar a saúde eo bem estar dos funcionários. A promoção da saúde no local de trabalho é uma tendência para uma série de programas e serviços que avaliam a saúde dos funcionários, os custos dos cuidados de saúde ea produtividade dos trabalhadores. Uma vez determinada a necessidade, os profissionais de promoção da saúde do local de trabalho constroem programas baseados na maior necessidade (por exemplo, programas contra o tabagismo e/ou programas de perda de peso).

17. Smartphone exercise apps: Alguns desses aplicativos acompanham o progresso através do tempo e fornecem feedback e acompanhamento em tempo real . Embora a precisão desses aplicativos tenha sido recentemente questionada, eles parecem ter se tornado cada vez mais popular entre os mais jovens e as pessoas que regularmente exercitam ao ar livre ou deseja acompanhar a sua atividade física enquanto fazem atividades de vida diária.

18. Outcome measurements: Esta é uma tendência que aborda a prestação de contas. As medidas de resultado são esforços para definir e rastrear resultados mensuráveis para provar que um programa selecionado realmente funciona. As medições são normalmente necessárias para determinar os benefícios dos programas de saúde e fitness na gestão de doenças e para documentar o sucesso na mudança de hábitos negativos e de estilo de vida. A proliferação de novos smartphones, smartwatches e tecnologia wearable ajudou com a coleta de dados para apoiar esses esforços.

19. Circuit training: Alguns entrevistados apontaram que o treinamento em circuito é semelhante ao HIIT, mas em uma intensidade muito menor ou mesmo moderada. O treino de circuito compreende tipicamente um grupo de aproximadamente 10 exercícios que são completados em sucessão e numa sequência predeterminada.

20. Flexibility and mobility rollers: Esses dispositivos incluem o rolo, proporcionando a liberação miofascial e alívio do ponto de stress. Os rolos de mobilidade são especificamente projetados para massagear, aliviar a tensão muscular, aliviar espasmos musculares, melhorar a circulação, melhorar o desconforto muscular e ajudar no retorno à atividade normal. Os rolos foram projetados para a parte lombar, quadris e para grupos musculares maiores, como os isquiotibiais e os músculos glúteos.

Fonte: ACSM Health Fitness Journal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS