Visão de Futuro - Cidades de 2037
Murilo Dieguez 23/11/2016 16:05

Planejamento  Estratégico de Desenvolvimento, Econômico, Social Sustentável projetará as Cidades de 2037

A cidade precisa crescer com  gestão eficiente e democrática,   autonomia produtiva e econômica com  redução das desigualdades e necessária  sustentabilidade social e ambiental.

Para isso, o município  precisa se  preparar para crescer permanentemente e com segurança social. Um Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico Social  Sustentável é um processo de construção coletiva, envolvendo entes do poder público,  sociedade civil organizada, sociedades empresariais,  instituições de ensino, clubes de serviço, organizações laborais e dos meios produtivos, numa soma  de experiências e ideias,  cuja sua missão maior, será fomentar no município a  evolução na qualidade de vida  dos cidadãos,  norteando a  preservação do meio ambiente e a elevação nos níveis sociais e culturais.

São  três os  princípios fundamentais:  gestão eficiente, democrática e participativa,  redução das desigualdades e da pobreza,  sustentabilidade social e ambiental.    Uma ação imediata,  para   orientar o desenvolvimento  na cidade nos próximos 20 anos, com atuação nas esferas social, ambiental, econômica e institucional do município.  O objetivo é que em 2037,  a cidade  seja transformada num ambiente  ideal  para se viver, com muito mais qualidade na educação, saúde, segurança e lazer para todos. O planejamento deverá também orientar  os esforços do poder público e da sociedade como um todo,   na criação de novos postos de trabalho,  com atenção na manutenção da qualidade do ar, na recuperação e preservação dos rios, canais, lagoas,    das florestas remanescentes  e matas nativas , fazendo assim o estímulo ao crescimento econômico com  um mínimo impacto ambiental.

Para desenvolver  do PEDESS_ Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico Social  Sustentável, um primeiro passo será a formação de um Comitê Gestor,  orientados por  técnicas com  especificidade para todos seguimentos do processo,  seguindo se da orientação para o  acesso a  bases  de dados e informações,  bibliografia técnica,  científica,  histórica e  sobre desenvolvimento local,  organização de núcleos de discussão, entrevistas e trabalho de campo. Se farão necessárias formação de  equipes orientadoras para realização de seminários,  encontros e oficinas participativas, tantos em  área urbana, como  na zona rural,    além de  fóruns para apresentação  e validação pública dos  diagnósticos e das proposições, com participação ampla da sociedade.  As ações e metas planejadas ensejarão resultados de curto,   médio e longo prazo,  servindo de orientação e   bases para entendimentos de  prioridades e tomadas de decisões no setor público e em demais seguimentos da sociedade. Objeta-se  que, ao final do período de execução do PEDESS, se tenha construído na cidade, no município e na região,  um futuro melhor para todos seus cidadãos,  criando condições de continuidade no desenvolvimento,  e que se mantenha  crescendo, com respeito, evolução econômica, cultural e social.

José Armando R. Barreto

 Armando perfil suave

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Murillo Dieguez

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS