Sobre musculação para corredores, segundo Alberto Salazar (treinador do Mo Farah)
Marcos Almeida 19/09/2016 12:48

CqgHYWnWgAQxHDR

Alberto Salazar (técnico do Mo Farah e Galen Rupp) tem ajudado a tornar popular o treinamento de força para corredores.

Quando muitos evitam ou temem a musculação com receio de ganhar excesso de peso, Salazar relata: "É muito difícil aumentar a massa. Aumentar o peso não significa apenas levantar ferro, mas comer uma tonelada, e é muito raro ganhar peso. Nem mesmo um único dos meus atletas ganharam".

Ainda mais quando se leva em consideração que o treinamento concorrente (parece haver uma interferência negativa no desempenho quando se combina a resistência aeróbia e a força num mesmo período de treinamento. Essa combinação é denominada de treinamento concorrente (TC) e há três hipóteses que tentam explicar esse fenômeno: a hipótese crônica; o overtraining; e a hipótese aguda, que podem atrapalhar a hipertrofia, mas não os resultados finais de resistência à fadiga).

Na verdade, Salazar afirma enfaticamente que o treinamento de peso é necessário para torná-lo pronto para o próximo nível de performance.

Segundo ele, "trinta anos atrás, havia uma filosofia antiga sobre o treinamento de força para corredores de longa distância. Era uma ideia de pesos leves e muitas repetições. Quando faz algo assim, em algum momento, não há nenhuma estímulo ou um maior crescimento, você está indo para manter onde você está, mas você não vai avançar".

Mais do mesmo mas ainda importante, por incrível que pareça, para quebrar paradigmas.

Relevante frisar que para os que procuram aumentar à resistência à fadiga este tipo de trabalho, quando bem estruturado, pode trazer ótimos resultados (artigo muito, muito bom aqui).

Também interessante atentar para a questão de gênero nestes treinos em conjunto. Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS