Opiniões Sobre a Pesquisa Eleitoral
Nino Bellieny 15/09/2016 14:39
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 1

Foram ouvidas opiniões, duas favoráveis e duas contrárias, sobre a recente pesquisa, (registrada e só assim pode ser divulgada) feita em Itaperuna.

  03 ANGELO LORENZINE-Advogado e Construtor Civil Nada contra o trabalho do Blog,  mas pesquisa não se discute. Quem tiver dúvidas, contrate também um instituto autorizado, mande fazer uma nova pesquisa, registre no TSE e divulgue! Pelo que sei, até agora somente uma foi registrada. Se não quiserem fazer outra, entrem com arguição no Tribunal e contestem o resultado da existente! 02 MARCO VINÍCIO DIAS RIBEIRO-Jornalista/Cientista Social
Uma pesquisa de “precisão” muito controvertida. Não falo dos 101%, que podem ser explicados pelo arredondamento de fechamento dos dados. Mas o que me intriga é como um governo que é reprovado por 74% dos pesquisados, consegue no mesmo questionário, receber 27% como regular, 11% como bom, 2% de ótimo, ou seja 40% de aprovação também.
Neste caso a conta não fecha. Com um questionário confuso o resultado será muito comprometido e impreciso num todo quanto a sua intenção. Assim aprendi em estatística.
E para finalizar, 50% quanto à sua escolha não sabem ou não opinaram em quem votar. Ou seja: 3 candidatos não entraram na realidade no universo da malfadada pesquisa.
03
GIL JARDIM-Professora
Não me espanto com as pessoas duvidarem dos índices e até mesmo da pesquisa. Primeiro por que sei que só 16% dos trabalhadores possuem o nível superior, e em algumas cadeiras não são ministradas aulas de Estatística. Uma aula rápida de estatística: a pesquisa é feita por amostragem, não são ouvidos 100% dos habitantes do local. A pesquisa estatística pode utilizar arredondamentos, (aqui é mais complexo, para se entender), juntamos a isso a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, esses arredondamentos não farão diferença numa pesquisa onde há distanciamento tão grande entre o primeiro (Dr. Marcus Vinicius de Oliveira Pinto) e o segundo (Alexandre da Auto Escola) com pretensão de votos.
Em segundo lugar, devemos lembrar que a pesquisa foi registrada. Caso houvesse esse erro grosseiro, o TSE não a registraria. Terceiro e por último, uma diferença tão ampla não deixa em posição confortável os que estão em situação de desvantagem. Pessoas se rebelarão, falarão, os motivos são inúmeros para essa reação, vão desde a falta de estudos, passando pela defesa dos seus candidatos e se encerram em defesa de seus próprios interesses.
02
JEFFERSON LEITE-Professor
Penso que já não há mais o que se falar sobre o histórico do instituto de Campos dos Goytacazes. Agora surgem algumas perguntas que não querem calar:
1)Por que mesmo antes de a pesquisa acontecer um advogado ligado à uma campanha de um determinado candidato afirmou para um amigo distante que sairia uma pesquisa em que seu favorito teria o percentual X?
2) Como se alcança um total percentual de 101%?
3) Se um candidato obtém 50% de percentual dos entrevistados por que prossegue numa guerra acirrada se utilizando de todo o aparato visível e invisível já que tem um largo percentual que garantiria sua esmagadora vitória?
Pois bem, minha mulher é do distrito de Raposo e o que vejo aqui se dista profundamente com o aspecto demonstrado na pesquisa do instituto de Campos. Lá temos dois vereadores da situação que são candidatos à reeleição, o candidato ora citado como melhor colocado possui um trabalho pífio no distrito, bem como em outros distritos pelo que tomo conhecimento. De fato, o instituto campista, companheiro de longa jornada de um ex-grande nome da politica, parece estar tentando lançar seus tentáculos sobre a “terra da pedra preta”... vamos aguardar o vindouro dois de outubro para ver se existe mesmo precisão numa empresa que não consegue computar os dados por ela colhidos, ou se eles precisam  de um pouco mais de verdade nesta campanha tão curta, mas que entra para a história como uma das mais baixas de nossa cidade.
Quero lembrar aos diretores do instituto, muita cautela nesta hora, pois por imprecisões em eleições passadas, foram penalizados com uma multa muito vultosa determinada pela justiça.
(Confira clicando neste LINK)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS