Armadilhas do próprio negócio
Pexe 11/07/2016 14:21
Vemos cada vez mais negócios abrindo e, infelizmente fechando, numa velocidade acelerada. Dados fornecidos por empresas sérias citam que 1/3 das microempresas fecham as portas antes mesmo de completarem 1 ano de vida. Por traz das fachadas, existem pessoas em busca de um sonho, ou de uma satisfação pessoal. Mas a grande maioria, para tentar simplesmente sobreviver nestes tempos de crise onde não sabemos o dia de amanhã. Fundamental para quem pensa em abrir, ou recém abriu seu próprio comercio, é não achar que agora você esta livre de patrão e que quem faz o horário é você. Muitos sentem uma falsa sensação de liberdade. Pelo contrário, dependendo do ramo que escolher, muitas vezes os clientes (leia-se “patrões”), serão mais exigentes. Além claro, do fato que você, ou seu sucesso, dependerá exclusivamente deles. Outro fato importante é oferecer algo, ou serviço, de modo completamente inovador, diferente do que já existe disponível em grande quantidade no mercado. Mas não basta somente a ideia. A grande maioria esquece que, junto dela, vem um pacote extenso, chamado planejamento. Como apresentar este produto, como lançar, como divulgar, como trabalhar, como fazer com que meus clientes comprem e usem esta ideia de modo correto, sendo que, se for uma inovação, ninguém terá testado antes, somente você. E talvez, mais difícil do que criar algo novo, seja como trabalha-lo de uma maneira geral. Muitas ideias geniais se perderam no caminho apresentação-consumidor. E nunca se esqueça: estamos no Brasil, e além de todas as dificuldades naturais existentes, há mais uma chamada burocracia. Faça as coisas conforme a lei, nem que isso demore muito tempo. E vai demorar. Esteja preparado e planejado, pois muitos acham que não devem se preocupar com isso, ou que apenas “faz parte”. Aí que ocorre o erro, e daqueles 1/3 que fecham as portas antes de um ano, citado acima, garanto que a grande maioria, nem tinham resolvido a parte burocrática legalmente ainda...

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    Fábio Pexe

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