As gigantes do mercado de refrigerantes Coca-Cola, Ambev e PepsiCo anunciaram na semana passada a decisão de não vender mais este tipo de bebida às cantinas de escolas que tenham crianças de 12 anos como maioria de estudantes. A medida visa combater a obesidade infantil.
O mercado de refrigerantes no Brasil faturou R$ 49 bilhões em 2015. De acordo com números da Sonae Consultoria, a Coca-Cola ficou com 58,3% deste mercado, um domínio avassalador, deixando Ambev com 10,4% e PepsiCo com 5,5%. A previsão é que em 2016 estes números alcancem R$ 55 bilhões.
No lugar dos refrigerantes, serão vendidas água mineral, sucos de frutas, água de coco e bebidas lácteas que atendam a "critérios nutricionais específicos" e outras bebidas consideradas saudáveis. Esses nichos de mercado têm sido objetos de investimentos recentes das grandes companhias. A Coca-Cola comprou a Ades no início do mês. A Ambev comprou a Do Bem em abril (relembre aqui).
Fontes: Meio&Mensagem e Exame