A cobiça do vice
Christiano 11/04/2016 20:25

Com a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff se aproximando, aumenta a polêmica na disputa entre ela e seu vice Michel Temer. Hoje, foi o caso do vazamento do discurso pós impeachment feito por Temer e enviado "erroneamente" para rede social indevida.

Não é de hoje que vices de mandatários do poder executivo cobiçam o cargo de quem foi eleito na cabeça da chapa. Há casos recentes em Campos. Em 2000, Arnaldo Viana foi eleito prefeito, tendo Geraldo Pudim como vice. Após Garotinho romper com Arnaldo, no final de 2002, Pudim, então aliado do ex-governador e instigado por ele, passou a almejar o cargo.

Em outubro de 2004, Geraldo Pudim, candidato a prefeito de Campos e disputando o 2º turno contra Carlos Alberto Campista, candidato de Arnaldo, conseguiu, a seis dias da eleição, virar prefeito, por uma decisão do TJ-RJ que afastou Arnaldo Vianna.

Pudim não durou 24 horas como prefeito, gerando a célebre manchete "Chegou Pudim, saiu Pudim", em trocadilho com o jingle de sua campanha. A decisão foi derrubada e Arnaldo Vianna retornou ao cargo de prefeito, elegendo Carlos Alberto Campista.

Em 2006 Alexandre Mocaiber foi eleito prefeito, em eleição suplementar gerada pela cassação de Carlos Alberto Campista, por irregularidades na eleição de 2004. O vice de Mocaiber era Roberto Henriques e ambos derrotaram Geraldo Pudim, que, apoiado por Garotinho, perdia pela segunda vez.

Pouco tempo depois Roberto Henriques rompeu com Mocaiber e caiu nos braços de Garotinho, que buscava retomar a Prefeitura. Em 2008 a Polícia Federal deflagrou a operação Telhado de Vidro, que afastou Mocaiber e prendeu secretários municipais.

Com a operação, antecipada por Garotinho, Roberto Henriques, que almejava o cargo, se tornou prefeito de Campos. Ele durou pouco mais de um mês no cargo, tempo suficiente para deixar o terreno limpo na máquina da Prefeitura para garantir a vitória de Rosinha, em campanha brilhante, contra o então favorito Arnaldo Vianna nas eleições para prefeito em outubro de 2008.

Alexandre Mocaiber retornou e cumpriu o seu mandato até o final de 2008, sendo sucedido por Rosinha, que governa até hoje, em dois mandatos consecutivos conquistados nas urnas. Como "prêmio", Roberto Henriques foi eleito deputado estadual em 2010.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS