Regulamento na íntegra do Desafio Futevôlei 100, que vai acontecer amanhã no Sítio Bela Vista (mais conhecido como o Sítio de Paulo Feijó. Sejam todos muito bem-vindos.
1- A disputa será em forma de dupla com dois jogadores em cada time;
2- A idade da dupla somada tem que alcançar 100 anos. Excessões são permitidas diante de atletas convidados exclusivamente pela organização (obrigatoriamente tem que completar 100 anos em 2016);
3- Na primeira fase a partida é vencida pela equipe que vence um set (15 pontos). Na semifinal será também um set de 15 pontos. Na final, o vencedor será quem vencer 2 sets de 18 pontos.
4- A equipe vence o set e a partida ao marcar 15 pontos com um mínimo de dois pontos de diferença sobre o placar do adversário. Na ocorrência de um empate em 14 pontos, a equipe que abrir dois pontos de diferença vence o set e a partida, limitando-se a 17 pontos consecutivamente. A equipe que fizer o ponto limite será considerada vencedora do set e da partida mesmo com diferença de um ponto somente; na final vence o torneio quem fizer 18 pontos. Na ocorrência de um empate de 17 pontos, a equipe que abrir dois pontos de diferença vence a partida, limitando-se a 20 pontos no máximo para se conhecer o vencedor;
5- Somente os jogadores inscritos na súmula podem participar do jogo;
6- O capitão da equipe deve estar indicado na súmula;
7- Os jogadores do mesmo time devem usar uniformes do mesmo feitio e cor;
8- As camisas e ou shorts dos jogadores devem ser numerados (1 e 2).
9- Todos os jogadores devem conhecer e obedecer as Regras Oficiais do Futevôlei;
10- Os participantes devem acatar as decisões da equipe de arbitragem com espírito esportivo, sem discuti-las. No caso de alguma dúvida, pode ser solicitada uma explicação;
11- Os participantes devem se comportar com cortesia e fair-play, não apenas em relação aos árbitros, mas também aos demais dirigentes, boleiros, à equipe adversária, companheiro de equipe e espectadores;
12- Durante o jogo, ambos os jogadores estão autorizados a falar com os árbitros, desde que a bola não esteja em jogo, nos casos abaixo:
a) Pedir uma explicação sobre a aplicação ou interpretação das Regras;
b) Solicitar autorização para trocar de uniformes ou equipamentos; verificar o número do sacador; checar a rede, bola, piso etc.; endireitar as linhas da quadra;
c) Solicitar “tempo de descanso” atendido pelo árbitro, se achar necessário;
13- Funções do capitão da equipe:
a) assina a súmula do jogo;
b) representa a sua equipe no sorteio;
c) em qualquer momento da competição será o canal de comunicação entre os organizadores, a arbitragem e sua equipe;
d) no final do jogo, o capitão da equipe verifica o resultado, e assina a súmula;
14- Uma equipe que não se apresentar na hora marcada para a partida sem justa causa é considerada ausente;
15- Antes do aquecimento o primeiro árbitro realiza um sorteio na presença dos dois capitães das equipes. O vencedor do sorteio ganha o direito de escolher entre sacar ou recepcionar o primeiro saque ou escolher o lado da quadra. O perdedor fica com a alternativa restante;
16- Não será permitido pelo regulamento da competição haver substituições de jogadores;
17- O tempo para descanso é uma interrupção regulamentar do jogo, tendo a duração de 120 segundos. Cada equipe tem direito a 01 (um) tempo no máximo em cada set;
18- A troca de quadras se dará a cada 5 pontos;
19- As condutas incorretas de jogadores em relação a árbitros, adversários, companheiros de equipe ou espectadores são classificadas, conforme sua gravidade, na tabela abaixo:
a) Advertência para condutas anti-esportivas. Não se aplicam sanções mas o jogador é alertado a não repeti-las no mesmo set;
b) Penalidade para conduta grosseira. A equipe é penalizada com a perda do rally; vantagem ou ponto para o adversário;
c) A repetição de conduta grosseira é penalizada com a expulsão. O jogador expulso deve deixar a área de jogo e sua equipe é declarada incompleta para o set;
d) Para condutas ofensivas e agressões. O jogador deve deixar a área de jogo e sua equipe é declarada incompleta para o jogo;
20- Forma de disputa
São dois (2) grupos de quatro (4) duplas. Em cada grupo, após todos jogarem contra todos, classificam-se os dois (2) melhores de cada grupo, indo a seguir para à semifinal, onde sairão os dois (2) finalistas. Sagrar-se-a campeão, o vencedor desta final.
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Sobre o autor
Marcos Almeida
[email protected]Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.