Justiça Itinerante: ônibus já atendendo moradores de São Francisco de Itabapoana
Murilo Dieguez 25/01/2016 12:33
[caption id="attachment_9815" align="alignright" width="225"]Justiça Intinerante Acesse o site do TJRJ clicando na imagem[/caption] Justiça Itinerante chega em São Francisco de Itabapoana Cerca de 41 mil moradores de todas as localidades do município contam, a partir de hoje, com o atendimento gratuito do ônibus da Justiça Itinerante.    O veículo,  funciona como um cartório móvel, e estará quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, das 9h às 15h, na Associação de Moradores,  situada na Rua Joaquim Gomes Crespo, s/n°, ao lado da Escola Municipal Estelita de Araújo.   O objetivo do projeto é  afastar os obstáculos, entre estes a distância ao  Fórum da Comarca, além de  outras dificuldades de  acesso à Justiça.

Em atendimento

[caption id="attachment_9820" align="alignleft" width="245"]O atendimento o "Justiça Itinerante teve início neste 25 de Janeiro O atendimento o "Justiça Itinerante" teve início neste 25 de Janeiro[/caption]

A solenidade de instalação contou com a presença da Desembargadora do TJ-RJ, Dr.ª  Cristina Gaulia,  do Juiz da Comarca de São Francisco,  Dr. Paulo Maurício, do deputado estadual  Bruno Dauaire e do  Prefeito Pedrinho Cherene, além de diversas autoridades municipais.

“ A Comarca de São Francisco quer  fazer mais pela população no que diz respeito a facilitar o acesso à justiça. Hoje,  contando com o apoio total da prefeitura, o  TJ-RJ,  leva a justiça  ao encontro dos cidadãos,  sobretudo aos mais necessitados  ou menos favorecidos,  residentes  em comunidades mais  distantes do centro do município,  onde está a sede  do poder judiciário”, ressaltou o Juiz da Comarca de São Francisco,  Drº Paulo Maurício.

O projeto tem a parceria da Defensoria Pública Geral do Estado e do Ministério Público,  há possibilidade de que  um processo possa ser  finalizado no mesmo dia em que o requerente procura atendimento.   Isso porque o ônibus funciona conectado à rede do Tribunal de Justiça, compartilhando informações processuais de todo o Estado.   "  o  TJ-RJ,  o MP e a Comarca do município, com este programa,  atende   as  demandas judiciárias  da nossa gente,  se tem o foco naquelas pessoas mais  humildes,  é um trabalho conjunto com o município,  uma união de  esforços para melhorar a qualidade de vida da população,  contem comigo sempre  e,  aqui em  São Francisco vai ter  o  total apoio da administração municipal".  Afirmou  o prefeito Pedrinho Cherene.

Pedido atendido

A instalação do  Justiça Itinerante em SFI,  foi uma solicitação do  deputado Bruno Dauaire,   quando em audiência na sedeArnaldo Neto do  TJ-RJ, com o presidente Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.  Bruno, que é advogado, têm várias proposições em prol da categoria,  dos  servidores da Justiça e para melhorar a qualidade no atendimento à população.   Na  pauta deste  encontro, a solicitação de Bruno  Dauaire  para que um ônibus da justiça itinerante atue em São Francisco de Itabapoana, que  ficou de ser avaliada pelo TJ-RJ.   E agora,  logo no início de 2016 já está atendendo em SFI.   " O ônibus da justiça itinerante é de grande necessidade,  as localidades são muito distantes da sede, que bom que  fomos atendidos pelo Tribunal de Justiça,  é grande a extensão territorial do município e  muitas são as demandas do povo para  o judiciário".  Explicou Bruno.

Serviços prestados pelo projeto Justiça Itinerante · Direito de Família - Ex: ações de divórcio direto, separação consensual de casais e alimentos · Vara da Infância/Juventude e Idoso - Ex: ações de reconhecimento de paternidade, guarda, tutela e adoção · Juizados Especiais Cíveis - Ex: ações em defesa do consumidor, como registro indevido nos cadastros do SPC  e  Serasa e cobranças indevidas por parte de concessionárias de serviços públicos · Juizados Especiais Criminais - procedimentos criminais de menor potencial ofensivo. Ex: crime de lesão corporal leve (violência doméstica) e crime com uso de entorpecentes · Registro Civil de Pessoas Naturais - registro de nascimento tardio, regularização do registro de nascimento, de casamento ou de óbito

Um telefone gratuito (0800 285 2000) tira as dúvidas sobre o projeto.

Armando perfil suavePor Zé Armando Barreto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Murillo Dieguez

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS