Rodas 26"x 29": qual a melhor (parte 3)? -
Marcos Almeida 27/12/2015 07:16
CWtZUkCWsAEehLmProsseguindo com o assunto bikes de rodas 26" x 29", em sua última parte, com dois pontos importantes para serem analisados mais as considerações finais sobre o tema.

Estabilidade

Com o peso adicional da roda mais larga, as bicicletas aro 29 fornecem um passeio mais estável em trilhas técnicas, pois elas rolam facilmente sobre pequenas rochas e outros obstáculos. Bicicletas com rodas de 26 polegadas, contudo, têm um quadro que mantém o ciclista ancorado ao chão com um centro de gravidade mais baixo, e se sai bem em terrenos regulares e médios. Para estabilidade, em geral, as bicicletas de aro 29 são ideais para trilhas técnicas simples, mas as de aro 26 se saem melhores em trilhas com múltiplas curvas.

 Velocidade

Uma bicicleta aro 29 pode ser difícil de acelerar, mas a roda mais larga é projetada para manter velocidades máximas em uma trilha aberta e retilínea. A roda larga permite que a bicicleta passe por cima de pequenas pedras e obstáculos sem perder velocidade como a de aro 26. Bicicletas com rodas de 26 polegadas, entretanto, se saem melhor do que as de 29 polegadas em subidas e decidas com terreno irregular ou curvas fechadas.

Considerações finais

Escolher entre uma bicicleta com rodas de 26 ou 29 polegadas depende do seu estilo de pedalar e do tipo de terreno da trilha. Entusiastas de mountain bike irão discutir sobre os aspectos positivos e negativos de cada tamanho de roda, mas ambos irão ter uma boa performance na maioria das trilhas. A roda de 29 polegadas permite que a bicicleta passe por cima de obstáculos, enquanto a roda de 26 polegadas fornece estabilidade em trilhas fechadas.

Vale lembrar que a bike é só um meio. Independente do tamanho das rodas, nenhuma destas bikes possuem motor, são movidas a tração humana. Acredito que o fator determinante para o melhor desempenho sempre foi e será o piloto e não somente o tamanho das rodas.

Com o aumento da popularidade da 29" a dúvida em saber qual a melhor, os fóruns de bicicleta estão bem ativos. No fim das contas, o que irá atender o piloto é baseado em tipos de preferências no conforto e desempenho.

Parece estar sendo comum ver ciclistas vendendo suas bikes 26" muito boas de 10kg para pegar uma 29" bem mais ou menos de 15KG, achando que só aumentar o diâmetro das rodas vai resolver. Talvez emagrecer, se alimentar bem e treinar, sem dúvida vai ajudar bastante.

Cada ciclista é único indivisível e deve ser tratado como tal; o importante é saber o que se adapta à você e se essa condição atende as suas expectativas. Cada ciclista tem sua altura e recuo de selim, tolerância à mudanças, nível de flexibilidade, e objetivos diferentes.

Não significa muito mas na hora de transportar no carro, na sua parte interna, e no momento de guardar em casa ou no apartamento, a 26" é bem melhor, embora eu saiba que os racks e suportes para paredes existem para isso.

Ficou confuso? Chegou a sua conclusão? Complicado, nê? Como disse no início, a pergunta é sempre melhor que a resposta. Bons treinos!

Fontes: www.comprabike.com.brwww.praquempedala.com.brespiritooutdoor.comwww.bikeradar.comwww.livestrong.com e www.ehow.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS