Marketing direto no alvo? cuidado..
Pexe 23/11/2015 09:16

O marketing direto, definido por Marcos Cobra em seu livro: Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, 1986) “é um sistema interativo que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização”. Simplificando, visa falar diretamente com o consumidor foco de interesse, sem intermediários, para obter um retorno confiável e direto, buscando sua fidelização.

Não é uma ferramenta barata, mas ao mesmo tempo, evita-se perdas desnecessárias com consumidores que não tenha interesse em seu produto, ou seja, que não são seu público alvo. Está sendo muito utilizado na era digital e é uma ótima ferramenta para aumentar as vendas.

Para potencializar ainda mais esse efeito, ele deve ser combinado com outras plataformas, como por exemplo, as redes sociais, com o twitter, Facebook e Instagram. Segundo alguns estudos, as campanhas de marketing direto associadas a essas redes, ou canais de apoio, aumentam e muito, a resposta e a efetividade de sua propaganda.

Aprofundar-se mais sobre o assunto é o ideal, buscando aprendizado e informações, para realmente saber para quem e como fazer esse envio, sendo que parece uma ferramenta de fácil uso, mas não é. Este é o grande inimigo das ações de marketing que parecem triviais, e aí, corre-se o risco de rasgar dinheiro, literalmente.

Por exemplo: Faça um folder caprichado, chamativo falando sobre seu produto ou sua empresa. Envie-o ao seu público alvo por email, postagem no Facebook e Instagram, ou mensagem direta no Linkedin. Bingo! Ótima propaganda, mas.... se for enviado para as pessoas erradas, o que fazemos? Do que adiantou? Nada. Rasgamos e jogamos no lixo. Conheço homens que tem email com iniciais, onde não fica claro se é homem ou mulher, e recebem promoções todos os dias. De esmalteria!

O problema é que não é raro recebemos propagandas direcionadas a nós, que pouco nos interessam, ou nada tem a ver com nosso estilo de vida.

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    Fábio Pexe

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